Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura de Macapá realizou um treinamento para os servidores da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur). O treinamento visa capacitar os funcionários do setor de resíduos sólidos para utilizar o sistema que monitora os caminhões coletores de lixo em tempo real.
O sistema, usado em versão para computadores e dispositivos móveis, irá auxiliar na fiscalização dos caminhões coletores, desde a rota nos bairros, até as entradas e saídas no aterro sanitário.
Suzane Oliveira, assistente administrativo, trabalha na coordenação municipal de resíduos sólidos da Semzur, destaca que a plataforma vai melhorar a rotina de trabalho na secretaria.
“A gente consegue visualizar e saber onde estão os coletores, quais são os bairros que estão fazendo no dia, o tempo em cada bairro e com esse acesso melhora muito para fazer a fiscalização e montar relatórios mais completos”, contou.
O treinamento é realizado por uma representante da Recicle, empresa contratada para executar o serviço na capital amapaense, que ensina sobre os recursos disponíveis no sistema de monitoramento e acompanhamento dos caminhões de coleta, rotas de coleta, horários, dentre outros.
Danielle Marques, trainee de engenharia da Recicle, é a responsável pelo treinamento. Ela veio do estado do Pará, onde o sistema de monitoramento funciona com êxito.
“Todos os caminhões de recolhimento de lixo da cidade de Macapá terão modo de rastreamento e por isso fui chamada até aqui para passar esse treinamento que visa explicar como o sistema funciona e mostrar quais são as melhores ferramentas para gerir melhor esse monitoramento”, explicou.
A coleta na cidade funciona conforme o cronograma estabelecido pela Zeladoria Urbana:
Zona Sul:
Segunda, quarta e sexta-feira
Zona Norte:
Terça, quinta e sábado
Áreas de Ressaca:
Todos os dias
O Coordenador Geral de Resíduos Sólidos da Zeladoria Urbana, Manoel Miranda, fala da importância da implementação de um sistema de monitoramento para a coleta de lixo na cidade.
“Hoje nos reunimos aqui na Zeladoria Urbana para fazer o treinamento do rastreamento dos nossos caminhões para melhorar a coleta de resíduos sólidos no nosso município. O sistema será fundamental para poder dar uma resposta mais rápida e precisa para nossos munícipes”, enfatizou.