Servidores da Zeladoria Urbana recebem capacitação para implementar sistema de monitoramento de caminhões coletores

Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura de Macapá realizou um treinamento para os servidores da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur). O treinamento visa capacitar os funcionários do setor de resíduos sólidos para utilizar o sistema que monitora os caminhões coletores de lixo em tempo real.

O sistema, usado em versão para computadores e dispositivos móveis, irá auxiliar na fiscalização dos caminhões coletores, desde a rota nos bairros, até as entradas e saídas no aterro sanitário.

Suzane Oliveira, assistente administrativo, trabalha na coordenação municipal de resíduos sólidos da Semzur, destaca que a plataforma vai melhorar a rotina de trabalho na secretaria.

“A gente consegue visualizar e saber onde estão os coletores, quais são os bairros que estão fazendo no dia, o tempo em cada bairro e com esse acesso melhora muito para fazer a fiscalização e montar relatórios mais completos”, contou.

O treinamento é realizado por uma representante da Recicle, empresa contratada para executar o serviço na capital amapaense, que ensina sobre os recursos disponíveis no sistema de monitoramento e acompanhamento dos caminhões de coleta, rotas de coleta, horários, dentre outros.

Danielle Marques, trainee de engenharia da Recicle, é a responsável pelo treinamento. Ela veio do estado do Pará, onde o sistema de monitoramento funciona com êxito.

“Todos os caminhões de recolhimento de lixo da cidade de Macapá terão modo de rastreamento e por isso fui chamada até aqui para passar esse treinamento que visa explicar como o sistema funciona e mostrar quais são as melhores ferramentas para gerir melhor esse monitoramento”, explicou.

A coleta na cidade funciona conforme o cronograma estabelecido pela Zeladoria Urbana:

Zona Sul: 

Segunda, quarta e sexta-feira 

Zona Norte:

Terça, quinta e sábado 

Áreas de Ressaca:

Todos os dias 

O Coordenador Geral de Resíduos Sólidos da Zeladoria Urbana, Manoel Miranda, fala da importância da implementação de um sistema de monitoramento para a coleta de lixo na cidade.

“Hoje nos reunimos aqui na Zeladoria Urbana para fazer o treinamento do rastreamento dos nossos caminhões para melhorar a coleta de resíduos sólidos no nosso município. O sistema será fundamental para poder dar uma resposta mais rápida e precisa para nossos munícipes”, enfatizou.

Postagens relacionadas

DESENVOLVIMENTO REGIONAL No Amapá, Waldez Góes assina Ordem de Serviço de R$ 45 milhões para obras na Orla de Santana

‘Nascimento de uma nova maternidade’, destaca governador Clécio Luís ao entregar nova UTI Neonatal do Hospital Mãe Luzia, em Macapá

Governo do Estado lança 1ª Corrida do Detran Amapá para conscientizar população sobre paz no trânsito