Além de investir na infraestrutura do Hospital de Emergências de Macapá (HE), com a revitalização de mais 80 espaços, o Governo do Estado implementa serviços para tornar o atendimento mais ágil e acolhedor. Desde quando deu entrada na unidade hospitalar, o paciente Joelson Belo conta que foi atendido de forma atenciosa e cuidadosa.
“O atendimento aqui é mais humanizado, tem sido bem recíproca a troca entre os pacientes e os médicos. Todos aqui estamos à procura de uma boa recuperação e os funcionários estão, da melhor forma possível, tentando nos resguardar. Medicações em dia, suprindo a demanda. Melhorou, mas ainda pode avançar mais”, avalia Belo.
Após o novo fluxo de atendimento com o Protocolo Manchester, classificando os pacientes conforme a gravidade do estado clínico, o técnico em enfermagem Rodrigo Garcia conta que a medida somada aos investimentos na estrutura do HE contribuíram para a prestação de um serviço mais eficiente para a população.
“É gratificante para gente ver um paciente sendo acolhido e atendido com qualidade. Desde a entrada da internação, eles são orientados quanto ao fluxo de atendimento. O retorno que eles nos dão ajudam a melhorar a qualidade dos serviços todos os dias”, destaca Garcia.
Atendimento humanizado
Desde janeiro de 2023, a saúde pública é prioridade do Governo do Amapá, que atua para oferecer um atendimento mais digno e humanizado à população com aquisição de equipamentos de imagem, compra de medicamentos e insumos e criação de programas assistenciais em saúde.
Espaços como enfermarias, consultórios, salas de repouso, laboratório e banheiros foram revitalizados. As intervenções amenizaram problemas crônicos na infraestrutura, garantindo mais dignidade no atendimento aos pacientes.
O Governo do Estado também ampliou em 150% a capacidade da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HE, que, agora, conta com dez leitos e equipamentos que vão desde máquina de hemodiálise a desfibrilador.