O Governo do Amapá intensifica ações de limpeza no município de Oiapoque, em um mês de ação emergencial, foram recolhidas mais de 8 mil toneladas de resíduos sólidos dos quintais de 13 mil casas

O trabalho, coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), é feito com retroescavadeiras, carregadeiras, caçambas, e roçadeiras mecânicas, e o apoio de 45 trabalhadores de Oiapoque contratados especialmente para os serviços.

“Estamos realizando uma ação de limpeza em mutirão, dividida em equipes e frentes de trabalho, desobstruindo canais e removendo entulhos acumulados. Dessa forma, pretendemos evitar a proliferação do Aedes aegypti”, destacou o Secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.

Além das residências, estabelecimentos comerciais, logradouros, canais, vias, terrenos baldios e áreas livres também estão recebendo serviços de capina, roçagem, remoção de entulhos, varrição, desobstrução de canais e limpeza de galerias. Os bairros com os maiores índices da doença foram priorizados.

A limpeza urbana é uma das principais medidas efetivas para diminuir focos do Aedes aegypti, aliando os cuidados pessoais de cada cidadão, como reforça a diretora do Hospital Estadual de Oiapoque, Natália Coutinho.

“Identificamos uma redução dos casos de pronto-atendimento de urgência e emergência, e ocupação de leitos. Em fevereiro, 25% dos pacientes internados foram diagnosticados com dengue. Temos três variantes circulando no município, e isso pode levar uma pessoa a ter a mesma doença e agravar. Por isso é tão importante cuidar da limpeza da cidade. Estamos atuando de forma contínua e em conjunto para dar assistência aos moradores”, orientou Natália.

Queda nos números

De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde, os números de casos de dengue vêm registrando queda em Oiapoque, após a intervenção do Governo do Estado no reforço das ações no município, semana a semana. No período de 31 de dezembro de 2023 até 27 de janeiro de 2024, foram registrados 323 casos. Já de 28 de janeiro a 24 de fevereiro, foram contabilizados 167 casos.

Ainda em fevereiro, o governador do Amapá, Clécio Luís, decretou estado de emergência em Oiapoque, devido aos casos de dengue. A assinatura do decreto, com o apoio integrado do Governo do Estado, contou com a presença do senador Davi Alcolumbre, para garantir assistência à população do município.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção