Desde janeiro de 2023, o Governo do Amapá já revitalizou mais de 80 espaços do Hospital de Emergência de Macapá (HE). As mudanças estruturais são parte de uma política pública em andamento para otimizar os serviços oferecidos à população. Pessoas como o autônomo Jurandir Moraes, morador do bairro Congós, já sentem melhorias ao buscar a unidade.
“A estrutura e o atendimento já melhoraram muito. Vim acompanhar minha esposa e fomos muito bem atendidos. Ela foi logo medicada e encaminhada para fazer exames”, declara Moraes.
Além de investir na infraestrutura, o Governo do Estado implementa serviços para tornar o atendimento mais ágil. Um deles é o Protocolo Manchester, que estabelece uma escala de acordo com o estado do paciente, determinando a urgência do atendimento e se o caso é emergencial. Situações que não representam gravidade são direcionadas a Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s).
Para otimizar a avaliação dos pacientes, o HE escalou um médico para reforçar a Sala de Riscos Clínicos, onde o caso é analisado, de acordo com o Protocolo Manchester. O profissional de saúde já realiza uma pré-consulta e para determinar o grau de complexidade de cada situação.
“Ainda falta muito para oferecer as condições ideais para a nossa população atual, mas, aos poucos, estamos conseguindo melhorar os serviços oferecidos”, avalia a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.
Em outras frentes de trabalho, o Governo do Amapá ampliou em 50% o número de leitos intensivos do HE e garantiu para a unidade novos equipamentos de imagem, medicamentos e insumos, além da criação de programas assistenciais em saúde para os pacientes do hospital.