Os dados são da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). O saldo positivo, para o ano de 2023, foi de mais de 5,7 mil novos postos de trabalho, um aumento de 7,45% em relação ao ano anterior, sendo essa a maior variação relativa de empregos do país.
Os números refletem ações e políticas estratégicas adotadas pelo Governo do Amapá em diferentes áreas, com reflexo no crescimento da renda familiar por indivíduo, que teve um aumento de mais de 29% no último ano em comparação a 2022.
De acordo com o coordenador de Pesquisas e Estratégias Socioeconômicas e Fiscais da Seplan, Francisco Costa, o destaque nos segmentos de comércio e serviços se dá aos novos investimentos gerados através de grandes obras públicas, financiamentos e linhas de créditos ao público, além de políticas sociais na área econômica, que resultaram na capacitação e aproveitamento da mão de obra local.
“A partir do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, que amplia a capacidade de produção e desenvolvimento da sociedade amapaense, muitas pessoas passam a atuar de maneira a buscar novas oportunidades, com a oferta de mais serviços e produtos que fazem o setor econômico crescer significativamente”, afirmou Costa.
Fortalecimento da economia
O empreendedorismo e a cultura são setores que têm recebido incentivo da gestão estadual e contribuído para a melhoria dos índices econômicos. O Amapá registrou a abertura de 1,7 mil novos negócios em 2023 o que se deve a medidas para estimular a criação e a expansão de empreendimentos, especialmente, para o comércio varejista.
Com o Carnaval do Meio do Mundo 2024, cerca de 173 pequenos e médios empreendedores faturaram mais de meio milhão de reais no período, gerando 522 postos de trabalhos indiretos.
Os grandes eventos realizados em 2023, como a 52ª Expofeira, que voltou a acontecer após 8 anos, garantiu mais de R$ 5,7 milhões em renda para empreendedores e impulsionou seis mil empregos em diversos setores. Outra grande retomada, o Réveillon Beira Rio 2024 também garantiu renda e emprego, com movimento de até R$ 1 milhão, em Macapá.
Além do incentivo à abertura de novos empreendimentos, com reestruturação e modernização do sistema de abertura de empresa e resgate das programações culturais históricas, o Governo do Amapá desenvolve uma política de valorização do servidor público. Até 2023, foram mais de 2,6 mil candidatos aprovados em concursos públicos convocados pelo Estado.