Os blocos de rua, com apoio do Governo do Amapá, percorreram a Rua Azarias da Costa Neto, em frente à praça Isaac Zagury, até a Casa do Artesão

Após o adiamento pelas fortes chuvas que atingiram a capital, o primeiro dia do evento trouxe muitas expectativas e animação. Os blocos de rua Amigos da Tefé, Barom Folia, Os Fuleiras, Os Charqueiros, Point Folia, Crocodilo, Tropa do Cabaré, Fefam Folia, Carnafortal, Flamacapa, Nana e Piseiro festejaram com artistas, sucessos atuais e marchinhas estilizadas.

A secretária da Cultura, Clicia Vieira Di Miceli, detalha que, ao investir em eventos como o Circuito de Blocos, o Governo do Estado incentiva o aquecimento econômico e a geração de renda, além de ser um momento de celebração.

“Após o adiamento das programações em acordo com o presidente de ‘A Banda’ e com os representantes do Circuito de Blocos, retornamos de modo seguro para celebrar essa festividade histórica e que está no coração dos amapaenses. Cada bloco que sai pelas ruas mobiliza uma extensa cadeia de fornecedores, além de ser um momento para reunir famílias, amigos e desfrutar da folia do jeito que a população espera e merece”, reforça a secretária.

Show de luzes

O espetáculo pirotécnico com fogos e luzes é a marca registrada da Aparelhagem Trepidante, que misturou ritmos dançantes como brega, melody e marchas de carnaval, fazendo uma verdadeira festa com os foliões. Músicas como “Faz a Boquinha do Animal”, do MC Dourado, e “Joga a Mão e Dá-lhe Sal”, da DJ Méury, transformaram a noite em um show carnavalesco.

Celebrando a diversidade de gêneros, o brincante Marinelson Pereira, que saiu no bloco Os Fuleiras, comenta a despedida anual da programação e como aproveitou o evento apoiado  pelo Governo do Estado.

“Eu trouxe a minha esposa e meus sobrinhos para aproveitar esse circuito show de bola. Me sinto muito seguro com minha família aqui e também adoro o Trepidante! O carnaval é uma época de diversão e felicidade, então temos que aproveitar bastante, pois com certeza vai deixar muita saudade”, afirma Pereira.

O folião Rafael Silva, que desfilou com sua família no bloco Carnafortal, afirma que a segurança foi um dos pontos mais positivos do evento e que a programação é ótima para se divertir com os amigos.

“Os blocos estão lindos, muito animados e repleto de cores. Isso é carnaval, é diversão com segurança, é trazer os familiares, conhecidos e curtir bastante e celebrar esse momento especial”, celebra Silva.

Segurança

Durante o Circuito de Blocos, o Governo do Amapá garante reforço na segurança pública. O evento conta com mais de 300 agentes de defesa social, distribuídos nas quatro noites de programação.

Ao todo, 256 policiais militares e mais 60 agentes do Corpo de Bombeiro, irão atuar na programação, uma média de 100 profissionais por dia, para auxiliar na segurança e atendimento pré-hospitalar. A Polícia Civil (PC) também estará presente, além da Polícia Científica, com peritos, técnicos periciais e papiloscopista para eventuais ocorrências.

O reforço das ações através de equipamentos de alta tecnologia, como drones, que atuam no monitoramento terrestre e aéreo durante todo o evento, garante respostas rápidas à população.

Circuito de Blocos

O Circuito de Blocos, na orla de Macapá, ao todo, reunirá 44 grupos de brincantes em seus quatro dias de programação. No domingo, 3, acontece a despedida da programação e o tradicional bloco  ‘A Banda’, o maior bloco de carnaval de rua da região Norte.

O evento reúne grupos do Centro Folia, da Agência Beira Rio, da Associação dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Abloca) e da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Liba).

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção