Lar Amapa Em quatro dias, Governo do Amapá atualizou a vacinação de mais de 700 pessoas em Oiapoque

Em quatro dias, Governo do Amapá atualizou a vacinação de mais de 700 pessoas em Oiapoque

A busca ativa é feita pelas equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde de casa em casa

por admin
0 comentário

Para ampliar a cobertura vacinal no município de Oiapoque, no extremo Norte do estado, o Governo do Amapá realiza a busca ativa de pessoas não imunizadas por meio de visitas domiciliares. Em quatro dias de ação, 717 pessoas receberam doses de vacina contra a Covid, Influenza, entre outros imunizantes voltados a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

A busca ativa é feita pelas equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) em um trabalho que, além de alcançar as casas dos moradores, chega a ambientes de grande circulação, como feiras, e locais de difícil acesso. Já foram atendidos os moradores dos bairros Florestal, Nova Esperança, Nova União e Belo Monte.

Nesta quinta-feira, 22, as equipes estão na Escola Municipal Professora Márcia do Socorro Lima de Franca, no Centro, para vacinar professores e outros servidores da instituição. Na sexta-feira, 23, a campanha se intensifica, alcançando a zona rural e comunidades ribeirinhas de Oiapoque.

“As vacinas são a única forma de prevenção efetiva contras as doenças”, pondera  o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

Parceria 

A ação ocorre em parceria com a Prefeitura de Oiapoque. Enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde do município integram a mobilização e receberam uma capacitação para atuar em campo. A meta é alcançar os 95% de cobertura vacinal, estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Os imunizantes também estão disponíveis nas unidades de saúde de Oiapoque.

“Já estamos observando um aumento nos índices de adesão, mas não podemos relaxar com relação a este tema. É preciso que toda a população preconizada pelo Calendário Nacional de Imunização busque as vacinas e proteja não somente a si próprio, como toda a população”, aponta a coordenadora Estadual de Imunização da SVS, Maria Angélica.

você pode gostar

Deixe um comentário