Para melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana da cidade, a Prefeitura de Macapá executou 200 quilômetros e 850 metros de asfaltamento, desde o início da gestão. Cerca de 491 vias foram asfaltadas e sinalizadas.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) desempenha os trabalhos por meio de Emendas Federais de senadores, deputados, recursos e contrapartida do Tesouro Municipal.
Confira as principais entregas
Bairro Buritizal
Uma das principais vias da Zona Sul, a Rua Hildemar Maia foi reconstruída a partir da rotatória, próxima à Rodovia Josmar Chaves Pinto até a Avenida 13 de Setembro. Os serviços realizados em um quilômetro e 908 metros de via, foram recapeamento asfáltico; alargamento de oito para 12 metros; calçamento e iluminação. A obra custou R$ 8 milhões.
Zona Oeste
No bairro Marabaixo III, foi entregue 2,2 KM de vias asfaltadas, sinalizadas e drenadas. As vias contempladas foram as Ruas 1 e 2, entre as Avenidas 6 e 11; as Avenidas 8, 9, 10, 11, entre as Ruas 1 e 4; e a Avenida Arirambas, entre a Rua Nair Maria Souza. O investimento foi de R$ 3.294.606.36 do Tesouro Municipal.
Bairro Araxá
Com o investimento de R$ 20 milhões do Tesouro Municipal, o bairro Araxá recebeu seis quilômetros de vias asfaltadas, com meio-fio, sarjeta, sinalização, drenagem profunda e artificial, regularização e compactação do solo, acompanhado de iluminação em led por toda a extensão das ruas e avenidas do bairro.
Zona Sul
Foram entregues um total de 7,4 KM de vias asfaltadas na Zona Sul de Macapá, distribuídas em locais que sofriam com falta de mobilidade no período de chuva, como as Avenidas Raimundo Álvares da Costa; Carlos Gomes; Procópio Rola; Ernestino Borges; José Anchieta e Rua Professor Tostes. Investimento exclusivo do Tesouro Municipal.
Via Expressa Anníbal Barcellos
A estrada que conecta a Zona Norte ao Centro da cidade, beneficiou os moradores da região. Os 2,5 KM de extensão abriram um novo acesso ao bairro Brasil Novo. Com o investimento que ultrapassou os R$ 16 milhões exclusivos do Tesouro, a passagem valoriza o arborismo e conta com sinalização; calçada e iluminação.
Brasil Novo terá uma nova interligação
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou, no dia 24 de novembro de 2023, a Ordem de Serviço (OS) para o asfaltamento de nova via de interligação, a partir do bairro Brasil Novo. O total de pavimentação é de um quilômetro e 598 metros de extensão, mais 10 metros de largura. O investimento é de R$ 6.217.756.72 do Tesouro Municipal.
Os serviços executados são drenagem profunda e superficial; regularização e compactação do solo; aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) – tipo de asfalto; meio fio; sarjeta; calçamento, bem como sinalização vertical e horizontal.
“A garantia da mobilidade urbana é um direito da população e representa dignidade. A pavimentação nas ruas da capital valoriza os imóveis e facilita a passagem de veículos, táxis, ambulâncias, ciclistas e pedestres. O intuito da gestão é levar asfalto a todas as regiões que ainda não receberam o benefício”, ressalta o titular da Semob, Cássio Cruz.
Mobilidade Urbana
A Administração Pública Municipal também instalou os seguintes sistemas binários:
- Avenidas Padre Júlio com Cora de Carvalho;
- Avenida Ataíde Teive com Henrique Galúcio;
- Toda extensão da Rua Eliezer Levy;
- Avenidas 13 de Setembro e Pedro Lazarino;
- Dom José Maritano com José Peres;
- Ruas Amadeu Gama com Dr. Braulino;
- Ruas Alceu Paulo Ramos com Cícero Marques.
Secretaria Municipal de Comunicação Social