A partir de sexta-feira, 23, o Amapá sedia o maior evento de inovação, sustentabilidade e tecnologia do mundo: o Startup20, com oportunidades de inserção de negócios amapaenses inovadores no mercado global. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae

O Startup20 vai reunir 30 empreendimentos inovadores do Amapá, sendo 10 startups do setor de bioeconomia, 10 da área de tecnologia e inovação e outras 10 que participam de programas de fomento, como Centelha e Inova Amazônia.

Presentes no dia a dia de todos, as startups são empreendimentos com modelo de negócios escalável, repetível e guiadas por uma ideia transformadora, com impacto social, seja um produto ou serviço, e que soluciona problemas. Em 2023, a média de faturamento de cada startup no Brasil foi de R$ 876 mil, de acordo com a Abstartups.

As startups também se caracterizam pela necessidade de tornar o empreendimento sustentável dentro do mercado econômico, sendo consideradas empresas de alto potencial e risco, principalmente no seu início, sendo modelos de negócio perfeitos para quem possui perfil empreendedor.

Há startups de segmentos diversos, como entretenimento, alimentação, educação, saúde, construção civil e ciência. As possibilidades são muitas, como explica o membro da comunidade Tucuju Valley e CEO da startup Proesc, Lindomar Góes.

“Quando a gente vai dormir, assistimos um filme na Netflix, que é uma startup. Aí, se der fome, você pede um hambúrguer no iFood, que também é uma startup. Quando você acorda de manhã, a primeira coisa que você faz é ter o contato com uma startup: o WhatsApp. Depois você olha as notícias no Instagram ou Facebook, que também são startups, então elas fazem parte da nossa vida. Hoje o Amapá é o estado que tem mais startups de sucesso na Amazônia”, detalha Góes.

Modelos de Startups

As startups podem ser diversas. As Scalable Startups (startups expansíveis), por exemplo, são modelos que buscam replicar modelos de negócios já existentes e ampliar rendimentos e público; já as Small Business Startups (startups de pequenos negócios) são empresas menores, com visão limitada de crescimento, mas com grandes impactos no mercado de atuação, gerenciadas, normalmente, por empreendedores individuais.

Outro modelo interessante são as Social Startups (startups sociais), responsáveis por criarem inovações com impacto em comunidades carentes ou grupos minoritários com a solução de problemáticas pertinentes no contexto social.

Startups são para todos

Qualquer pessoa pode criar uma startup a partir de uma boa ideia e de um planejamento para encarar o mercado. Da mesma maneira, todos podem acessar seu serviço. Seja por um carro de aplicativo, uma rede social ou até mesmo para encontrar um lugar para ficar durante uma viagem. As startups agregam serviços e soluções, sendo também uma forma de renda para milhares de brasileiros.

“Uma característica comum, que diferencia a startup das empresas tradicionais, é o modelo de negócios com soluções escaláveis. A Uber não é dona de nenhum carro, mas tem a maior frota de veículos do mundo, o Ifood não possui nenhum restaurante, mas tem a maior rede. Então, a startup cria um modelo de negócio para escalar aquela solução para o mundo inteiro usar aquele produto. O objetivo final é facilitar a vida das pessoas”, reforça Góes.

Startup20 no Amapá

O Amapá é sede do maior evento de inovação e tecnologia do mundo, o Startup20, promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae. O evento internacional, inédito no Brasil, reúne autoridades e representantes de vários países para debater alternativas inovadoras para o planeta.

Em 2023, durante a 52ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado, que desenvolve políticas públicas de incentivo à inovação, empreendedorismo e a bioeconomia, assinou uma Carta de Intenção que formalizou a realização, em solo amapaense, do encontro que abre oficialmente uma série de eventos do Startup20, que ocorrerão no país, durante o ano.

A iniciativa global, que teve sua primeira edição na Índia, faz parte das ações do Grupo de Engajamento Startup 20, criado pelo G20, organização das maiores economias do mundo, que conta também com outras nações da União Europeia e Africana.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá