Ao todo foram entregues 20 pick-ups, 13 caminhões-pipa e 19 patrulhas agrícolas – lembrando que cada patrulha é composta por um trator, uma carreta agrícola, uma grade aradora e uma niveladora. “Ou seja, são 52 veículos e 57 implementos agrícolas entregues aos municípios e ao estado para alavancar o potencial agrícola amapaense”, frisou Davi.
Ainda de acordo com o parlamentar, os equipamentos e kits agrícolas entregues são primordiais para fortalecer e ampliar a produção agrícola regional, promover a geração de emprego e renda, oferecer mais oportunidades para a população e impulsionar o crescimento socioeconômico do estado.“Estamos investindo e apostando, dia após dia, na produção agrícola do nosso estado porque sabemos e acreditamos no potencial e na capacidade de desenvolvimento do nosso Amapá. Agricultura familiar forte e consolidada reflete no crescimento de outros setores da economia e é nisso que estamos apostando cada vez mais”, garantiu o senador.
Ao lado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes; do governador Clécio Luís; do presidente nacional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira; e de outras lideranças políticas locais, Alcolumbre destacou sua luta por melhorias rápidas e efetivas para o Amapá. Tanto que os recursos destinados à compra de todos os equipamentos entregues neste sábado, no valor total de mais de mais de R$ 23 milhões, foram articulados pelo mandato do senador Davi.
“É uma grande honra poder fazer parte de uma ação tão importante para nosso estado e que tanto ajudará a produção agrícola dentro do Amapá. Melhorando as condições de produção, melhoramos também as oportunidades para as famílias, as oportunidades de emprego, a geração de renda e estimulamos o desenvolvimento econômico no nosso estado”, frisou Alcolumbre. Nesta primeira etapa, os municípios contemplados com caminhões-pipas e patrulhas agrícolas foram as de Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branco do Amapari, Porto Grande e Tartarugalzinho.
Já o governo do estado e os órgãos federais receberam pick-ups. Entre os órgãos beneficiados estão a Secretaria do Estado de Transporte (Setrap), Secretaria de Mobilização e Participação Popular, a Companhia de Água e Esgoto (CAESA), o Amapá Previdência (Amprev), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), e a Superintendência do Patrimônio da União no Amapá (SPU/AP)
Para o governador Clécio Luís, a atuação do senador Davi junto à Codevasf tem sido fundamental para dar continuidade ao projeto de otimizar a produção agrícola nos municípios amapaenses. “Estamos aqui, como governo estadual, com a presença dos representantes das prefeituras, recepcionando equipamentos, insumos, integrando a política pública com o governo federal. Estamos no começo do ano, mas é um começo já de muitas entregas, com a atuação do senador Davi, ministro Waldez e Codevasf”.
Já o ministro Waldez Góes reforçou a atuação firme do governo federal no combate às desigualdades sociais do país. “Estamos aqui hoje cumprindo uma determinação do presidente Lula de tirar os produtores rurais da enxada e dar a eles equipamentos modernos e seguros de forma a aumentar sua capacidade de produção. Fazendo isso, estamos trabalhando por um mercado mais justo e competitivo e, ao mesmo tempo, trabalhando pelo fim das diferenças sociais no país”.
Durante o encontro, também foi assinada a ordem de serviço para a construção da sede da 11ª Superintendência Regional da Codevasf, em Macapá. Segundo o presidente da empresa, Marcelo Moreira, parcerias como essa, entre o senador Davi e a companhia, tem como objetivo único melhorar a vida das famílias amapaenses. “Esta é apenas uma das entregas que vamos fazer aqui no estado. Provavelmente no mês de março faremos outras doações, fortalecendo, assim, os arranjos produtivos locais e ajudando na mecanização dos produtores agrícolas”.