A escola de samba Piratas Estilizados celebra os 50 anos da agremiação com enredo “Energia que conduz a paixão alaranjada” um mergulho nas raízes da mitologia grega, explorando a conexão entre os deuses, as forças naturais e a espiritualidade

escola de samba Piratas Estilizados se prepara para desfilar sob os holofotes do Sambódromo na noite do dia 9 de fevereiro, em Macapá. A série especial do Carnaval 2024, do Governo do Estado, apresenta a quarta agremiação que carrega a tradição da comunidade alaranjada que marca a história na folia e nos 80 anos do Amapá. 

O enredo “Energia que conduz a paixão alaranjada” celebra os 50 anos da agremiação com um mergulho nas raízes da mitologia grega, explorando a conexão entre os deuses, as forças naturais e a espiritualidade. 

A Avenida Ivaldo Veras será tomada pela tonalidade alaranjada durante o desfile da escola de samba. A apresentação tem como referências as histórias de Thor, deus pertencente a mitologia nórdica e associado aos trovões e às batalhas. 

Energias renováveis, forças da natureza como o Equinócio das Águas e manifestações de fé como o Círio de Nazaré, também serviram de inspiração para o enredo.

“Nós vamos fazer uma abordagem em cima da palavra energia, que é a palavra que resume os 50 anos da escola. Vamos falar de energia das várias formas, de várias vertentes, e que culminou no nosso samba, que eu considero como um dos melhores do carnaval desse ano. Será um espetáculo visual bastante arrojado”, adianta o carnavalesco da escola, Jorge Pantoja.

Outros carnavais

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados foi fundado em 5 de janeiro de 1974, no bairro Laguinho, inicialmente como bloco carnavalesco, tornando-se campeã de todos os desfiles até o ano de 1979, passando a competir de 1980 a 1987 no segundo grupo conquistando, na época 7 dos 8 títulos disputados.

Em 1996, foi campeã com o enredo “Risos e Lágrimas no palco da Ilusão”, último carnaval realizado na Avenida FAB. No retorno dos desfiles no Sambódromo em 2023, após 8 anos, a escola apresentou o enredo “Estilizado de alegria, te convido a festejar”, que contou a história da própria agremiação, ficando em quarto lugar.

Ficha técnica
Carnavalesco: Jorge Pantoja
Brincantes: 1,2 mil brincantes
Alas: 10
Alegorias: 2 carros e 2 tripés

OUÇA O SAMBA-ENREDO AQUI 

A energia que conduz a paixão alaranjada
Autoria: Aureliano Neck, Darlan Ribeiro, Davison Jaime, Aldlan do Laguinho, Tiago Lobato e Meio Dia Imperatriz.
Intérpretes oficiais: Lucas Guilherme ‘Pombo’, Edwaldo Victorino ‘Catatau’, Carlos Ferreira, Ana Maleamá e Cleide Queiroz. 

A força de Thor cruzou o céu
Deu um choque ao descaso com os filhos da terra
Serpente é quem não cumpre o seu papel
Castigo a quem insiste onde erra
Escuridão total, coisas saindo do normal
Só vai solucionar se houver entrega
Veio a busca sustentável no balanço da maré
Trazendo esperança e muita fé
O meio do mundo tem a chave pra mudar
A chama que “alumia” o Amapá
Por “Nazinha”, abençoado eu vou
No Oxê do coroado, Xangô 
Os ventos sopram os caminhos de Oyá
Se o corpo cansa, Benedito vai curar
Todo coração estilizado é fonte renovável de amor
Meu DNA Alaranjado
Energizado na batida do tambor
Tem na natureza a fonte de renovação
Gaia agradece a preservação
Vem do sol do equador, da água e do ar
A luz divina para iluminar
Sou Estilizados, vou festejar
50 anos da mais querida
Orquestra de Bambas em alta tensão
Com energia pra gritar, é campeão! 

Carnaval 2024 

O Governo do Amapá fez o repasse de R$ 4,5 milhões para o Carnaval 2024. O investimento, fruto de articulação do senador Davi Alcolumbre, foi entregue diretamente às 10 agremiações em uma parcela única, por meio da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap). A programação também conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Confira a ordem dos desfiles do Carnaval 2024 no Amapá:

Sexta-feira, 9 de fevereiro

  1. Embaixada de Samba – 22h
  2. Império da Zona Norte – 23h35
  3. Império do Povo – 1h10
  4. Piratas Estilizados – 2h45
  5. Boêmios do Laguinho – 4h20

Sábado, 10 de fevereiro

  1. Emissários da Cegonha – 22h
  2. Solidariedade – 23h35
  3. Maracatu da Favela – 1h10
  4. Unidos do Buritizal – 2h45
  5. Piratas da Batucada – 4h20

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção