Na segunda reportagem da série especial sobre o Carnaval 2024, que traz o perfil das 10 escolas de samba que vão desfilar no Sambódromo em Macapá, o Governo do Amapá apresenta o enredo da Mocidade Independente Império da Zona Norte, que este ano, buscar a vitória no Grupo de Acesso com o enredo “Bem-vindo a Tartarugalzinho: Terra do Mineiro, o Grande Pioneiro”.
A escola já viveu 36 carnavais e se orgulha de retratar na avenida, personalidades e histórias que ajudaram a construir os 80 anos do Amapá. Premiada como melhor samba enredo de 2024, no festival promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesap) em dezembro, a agremiação tricolor vai brigar pelo título de campeã do Carnaval na sexta-feira, 9 de fevereiro.
Com muito dourado, azul e branco, cores oficiais da escola, a Império da Zona Norte contará a trajetória do empresário Altamir Rezende, o ‘Seu Mineiro’, um dos pioneiros no desenvolvimento econômico de Tartarugalzinho. A proposta é recriar mitos, lendas, belezas, festividades e personalidades tradicionais da região.
“Temos a tradição de levar para a avenida enredos regionais, que falam do nosso povo, tradições e figuras importantes, que fizeram parte da nossa história. Fundada por Seu Mineiro, Tartarugalzinho fica às margens da BR-156 e é a rota de conexão de todo nosso povo. Precisamos honrar e celebrar nossa terra e nossos heróis”, destaca o diretor-geral de Carnaval da escola, Adlan Bismark.
“Seu Mineiro” foi prefeito do município entre 1997 e 2000 e morreu por complicações da Covid-19 em 2020. Ele é pai do atual prefeito da cidade, Bruno Mineiro.
Outros carnavais
O sambista Raimundo Tavares, conhecido como “Sucuriju”, o Rei Momo do carnaval amapaense, foi o responsável pelo surgimento da agremiação em 1987. No ano seguinte, em 1988, a escola passou a desfilar na Avenida FAB, no centro da capital, onde a programação era realizada.
A Império da Zona Norte ganhou o primeiro título em 2009, sagrando-se campeã do Grupo de Acesso com o enredo “A Odisseia de um mestre-sala que virou o rei negro da corte do carnaval”. O título se repetiu em 2013, com o enredo “Batuque e Marabaixo: sons de reis que ecoam da mãe África”. Em 2023, apresentou o enredo “Illan Menino, Illan Poeta, Illan do Laguinho”, e levou 850 componentes para a avenida do samba.
Ficha técnica
Diretor-geral de carnaval: Adlan Bismark
Brincantes: 1,2 mil brincantes
Alas: 8
Alegorias: 2 carros e 2 tripés
OUÇA E CANTE O SAMBA-ENREDO AQUI
Bem-vindo a Tartarugalzinho: Terra do Mineiro, o Grande Pioneiro
Compositores: Adlan do Laguinho, Aureliano Neck, Davison Jaime e Antônio Neto, Meio Dia da Imperatriz e Thiago Lobato.
Intérprete oficial: Charles Frazão
Voa minha Águia Imperial…
Pra exaltar um paraíso natural
Tartarugal Grande, o início foi ali…
Nas águas que banhavam o Curumim.
No sobe e desce do rio…
Um município surgiu…
Realizando sonhos na estrada
Um eldorado reluz,
A nossa força produz,
Progresso extraído pelas matas.
Tartarugalzinho mora no meu coração
Joia rara da Amazônia, terra da fascinação
Sagrado e profano, sou devoto e boiadeiro.
Amém Nossa Senhora, viva a festa do rodeio! (2x)
A Majestade do Samba…
Abraça esse povo que te ama.
É a Escola da Felicidade:
Canta “seu Mineiro”, pioneiro, que saudade! (2x)
Ele se foi, deixou seu legado:
Prefeito, empresário, amigo e irmão
Nos braços do povo, cumpriu a missão
Sorriso que será sempre lembrado,
Sua presença é sentida no meu carnaval
Emoldurando o nosso sonho “especial”.
Vai marejar o meu olhar
Quando a Império passar
Comunidade canta forte:
(eu sou) sou da Zona Norte! (2x)
Carnaval 2024
O Governo do Amapá fez o repasse de R$ 4,5 milhões para o Carnaval 2024. O investimento, fruto de articulação do senador Davi Alcolumbre, foi entregue diretamente às 10 agremiações em uma parcela única, por meio da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap).
Confira a ordem dos desfiles do Carnaval 2024 no Amapá:
Sexta-feira, 9 de fevereiro
- Embaixada de Samba – 22h
- Império da Zona Norte – 23h35
- Império do Povo – 1h10
- Piratas Estilizados – 2h45
- Boêmios do Laguinho – 4h20
Sábado, 10 de fevereiro
- Emissários da Cegonha – 22h
- Solidariedade – 23h35
- Maracatu da Favela – 1h10
- Unidos do Buritizal – 2h45
- Piratas da Batucada – 4h20