As oficinas gratuitas integram o “Faça e Venda”, que compõe o projeto, desenvolvendo treinamentos em atividades como: Aplicação de Cílios, Design de Sobrancelhas, Drinks e Coquetéis, Manicure e Pedicure, Personalizados para Festas, Limpeza Facial e Argiloterapia, e Biojoias. A capacitação tem objetivo de oportunizar os moradores dos habitacionais a empreenderem no próprio conjunto.
“Nosso objetivo é mostrar para os moradores que elas podem empreender dentro do próprio habitacional, gerando renda e emprego. Então ofertamos as oficinas do ‘Faça e Venda’, que são modalidades rápidas, de baixo custo, para que a pessoa conclua o projeto e comece a empreender”, explicou o secretário-adjunto da Sete e coordenador do Trilha do Empreendedorismo, Pedro Filé.
Para Ariane Costa, moradora do Conjunto Miracema, que escolheu a oficina de aplicação de cílios, o momento é uma oportunidade de melhorar financeiramente. “Estou com uma expectativa grande com o que vou aprender, já trabalho como designer de sobrancelhas, cabeleireira e manicure, e agora quero agregar mais um serviço ao meu negócio”, disse a empreendedora.
Quem também aproveitou a oportunidade foi Conceição de Maria, que escolheu a oficina de manicure e pedicure. “Essa é uma grande oportunidade para nós, quero ser uma grande empreendedora, a partir deste projeto”, afirmou a moradora.
As aulas do Trilha do Empreendedorismo, tem a duração de uma semana, com aulas teóricas e práticas, finalizando com a feira de exposição, onde os alunos irão apresentar o que aprenderam e produziram durante os dias de cursos.
A programação final também conta com o Cine 7 com exibição de uma sessão de cinema gratuita para a população. O projeto conta com o apoio do deputado federal Vinicius Gurgel, Podjovem, Faculdade Madre Tereza, Jorge Diversões, entre outros.
Sobre o projeto
O Trilha do Empreendedorismo é um projeto do Governo do Amapá, coordenado pela Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), que integra o programa Inclusão Empreendedora.
O objetivo é apresentar para as pessoas em vulnerabilidade socioeconômica o empreendedorismo como alternativa de fonte de renda e geração de empregos, ofertando oficinas e palestras gratuitas para que iniciem um empreendimento.
Programação
- Terça-feira, 30
15h – Oficinas - Quarta-feira, 31
15h – Oficinas - Quinta-feira, 1 de fevereiro
15h – Oficina técnica de vendas e redes sociais - Sexta-feira, 2 de fevereiro
Encerramento
15h – certificação das aluna do Trilha do Empreendedorismo
16h – feira de exposição Trilha do Empreendedorismo
17h- Recreação Cine7
18h – Cine7 exibição do filme A Fuga das Galinhas