Seu Manoel Trindade, de 56 anos e morador da comunidade vizinha Rio Fugido Grande, foi um dos primeiros a buscar atendimento. Ele compartilha que participa regularmente das iniciativas de saúde, visto que considera essas ocasiões como uma oportunidade para cuidar de si e realizar um check-up.
“Esta iniciativa é importante para a comunidade, porque é algo que não tínhamos anteriormente. Com esse programa, recebemos um bom atendimento, somos acolhidos e assistidos com eficiência. Aproveitei a oportunidade para receber a vacinação, realizar exames e ainda passei pela primeira vez com o dentista”, disse.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também ofertou atendimento pediátrico, clínico geral, atendimento psicológico e odontológico, até orientação nutricional, coleta de Papanicolau (PCCU) e realização de exames laboratoriais. A iniciativa incluiu ainda vacinação, suplementação de vitamina A, avaliação antropométrica para as famílias cadastradas no Bolsa Família, além de dispensação de medicamentos e testes rápidos.
Entre os pacientes atendidos, em sua maioria, eram mulheres, incluindo gestantes, e o público infantil. A secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré, que também é pediatra, atendeu mais de 50 crianças da região.
“O objetivo é transformar essas iniciativas em práticas regulares, para assegurar que aqueles que residem distantes da capital acessem os serviços de forma ágil. Destaco a relevância dos cuidados desde a infância para as futuras gerações crescerem como indivíduos mais saudáveis”, afirma
Saúde para Todos
A iniciativa da Prefeitura de Macapá faz parte do Programa ‘Saúde para Todos’ maior plano de ação já anunciado na gestão de saúde da capital. Em 2024, a equipe Multiprofissional da Semsa iniciou a ação na Baixada Pará, logo após partiu para Carapanatuba e neste sábado (27), fará um mutirão no conjunto habitacional Miracema, às 9h da manhã, na Creche Municipal Profª. Marinei Uchôa.