As salas de vacina dos 16 municípios foram abastecidas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
De 2021 ao dia 22 de janeiro de 2024, apenas 8,2% do público infantil de 6 meses a menores de 3 anos havia recebido as três doses de vacina contra a doença, enquanto crianças de 3 a 4 anos representam 10,5% com o esquema vacinal completo.
Nas crianças de 5 a 11 anos, a cobertura vacinal com três doses representa 16,4%. Esses dados mostram que a maioria continua vulnerável e pode desenvolver as formas graves da Covid-19, que levam à hospitalização.
“Para garantir a imunização para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, o Governo do Amapá abasteceu todas as Salas de Vacinas dos municípios. A população precisa procurar as unidades e vacinar-se, vacina é saúde”, comentou a superintendente da SVS, Claudia Monteiro.
As informações da SVS mostram ainda que além do público infantil, 43,5% dos idosos na faixa etária entre 60 a 64 anos receberam as três doses da vacina, e 46,2% com mais de 80 anos estão imunizados com as quatro doses.
Conheça os grupos prioritários:
- Idosos, gestantes, puérperas;
- Imunocomprometidos;
- Crianças maiores de 5 anos com comorbidades e deficiência permanente;
- Indígenas;
- Ribeirinhos;
- Quilombolas;
- Pessoas que vivem em instituições de longa permanência e em situação de rua.
Covid-19
É uma doença causada pelo coronavírus identificado que leva o nome de SARS-CoV-2. Ele pertence à família de vírus de mesmo nome que causa infecções respiratórias. O vírus tem esse nome porque seu formato, quando observado em microscópio, se assemelha a uma coroa.