O local está recebendo serviços hidrossanitários, novo piso, reforma integral no teto, forro e iluminação, fiação elétrica e construção de espaços que antes eram inexistentes, como isolamento, expurgo, banheiros e sala de repouso da equipe multiprofissional que atua na unidade.
O diretor do HE, Emanoel Martins, reforça que após a conclusão da reforma na UTI, os profissionais de saúde terão mais dignidade para trabalhar.
“A sala de repouso está sendo construída do zero e dará o conforto necessário à equipe que desempenha um papel fundamental na cura e tratamento dos pacientes internados dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva”, destaca o diretor.
Após a conclusão da reforma de ampliação e readequação estrutural, a UTI 1 contará com 7 leitos intensivos, sendo 1 de isolamento, totalizando 22 leitos intensivos no Hospital de Emergências.
O espaço conta com a atuação de uma equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, técnicos em enfermagem, com suporte de nutricionistas, farmacêuticos e demais especialistas, como cardiologistas e pneumologistas.
“É mais uma intervenção importante no HE, para darmos dignidade aos pacientes que precisam desses cuidados mais especializados e intensivos dentro de uma unidade hospitalar. É a humanização desse serviço”, enfatiza a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.
Em março de 2023, o Governo do Amapá ampliou a capacidade de leitos intensivos no HE em 150%, passando de 4 para 10 leitos com a inauguração da UTI 2. Até o momento, mais de 80 espaços foram reformados no hospital.