A formação atenderá 200 servidores da Guarda Municipal, que serão divididos em 40 agentes em cada turma, a duração do curso será de janeiro a abril, visando capacitar e treinar, para futuramente terem direito ao porte de arma institucional.
O armamento é um marco para corporação, em 25 anos de existência, é a primeira vez que os servidores da Guarda recebem o material bélico.
Fernando Lourenço, inspetor da Guarda Civil, foi um dos primeiros a ingressar na corporação, participando da primeira turma, em janeiro de 1999.
“Estamos realizando um sonho que buscamos há 25 anos. Essa conquista não é somente dos guardas, mas de toda população macapaense”, disse.
Além disso, o inspetor reforçou que uma corporação qualificada e aparelhada atenderá a população com mais eficiência e segurança aos munícipes.
Mauro Dias, comandante da Guarda Civil Municipal, falou da trajetória do armamento que vem desde 2016, mas somente na gestão atual que o sonho tornou-se realidade.
“Estamos fortalecendo a nossa segurança municipal. É um desejo da nossa instituição levar proteção aos nossos munícipes”, relatou.
O treinamento será com as armas: Pistolas, Carabinas (ambas semiautomáticas com calibre 9mm) e Espingardas (modelo militar 12). O curso tem duração de duas semanas para cada turma de 40 guardas municipais.
Cronograma:
Terça-feira: aula sobre evolução histórica e classificação das armas, regras de segurança de armamento e fundamentos de tiro.
Quarta-feira: manuseio e treino da Pistola.
Quinta-feira: prática de tiro de pistola, limpeza da arma e teoria da lanterna e manuseio e disparos em baixa luminosidade.
A formação e avaliação psicológica é realizado pela Expert Treinamentos, especialista em habilitações táticos operacionais com armas de fogo.