O Governo do Amapá reuniu nesta quinta-feira, 18, com a equipe do Centro de Operações de Emergência de Saúde Pública (Coesp) para avaliar o cenário epidemiológico da dengue, malária e Covid-19 no estado, monitorado diariamente pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
Na ocasião, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alinhou estratégias para aumentar a cobertura vacinal da Influenza e Covid-19 na capital e no interior.
As campanhas ainda apresentam baixa adesão por parte da população em todos os municípios, principalmente dos grupos prioritários como crianças, idosos, gestantes, profissionais de saúde, professores e pessoas que apresentam algum tipo de comorbidade.
“A reunião realizada hoje é fundamental para alinharmos ações que potencializam a cobertura vacinal no Amapá, tendo em vista que o cenário atual é de baixa procura pela população. Então o relatório epidemiológico nos evidencia o que precisamos fazer, para que com o esforço e união de todos os envolvidos, a meta de imunização no estado para covid e influenza seja alcançada”, afirmou a secretária de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli.
Para incentivar a imunização, o Governo do Estado tem realizados ações em parceria com os municípios. Uma articulação da gestão com o Ministério da Saúde (MS) viabilizou mais de 135 mil doses da vacina contra a gripe para reforçar as campanhas nas cidades.
A mobilização também tem massificado a importância da imunização em crianças, mais suscetíveis a contrair doenças virais.
“Este é o momento de unir forças. O Estado vem realizando inúmeros esforços, tem monitorado a situação epidemiológica de cada doença e tratado junto com os municípios formas de prevenção e incentivo as campanhas de vacinação”, destacou Claudia Monteiro, superintendente da SVS.
Um dos encaminhamentos do encontro foi a convocação para esta sexta-feira, 19, dos secretários de Saúde dos 16 municípios do estado para avaliar ações de acordo com a realidade epidemiológica de cada região.