Lar Brasil Nesta quarta-feira (10), os 15 conselheiros tutelares e seus suplentes, eleitos pela população no ano passado, foram empossados e diplomados em cerimônia realizada no auditório da Fecomércio Amapá

Nesta quarta-feira (10), os 15 conselheiros tutelares e seus suplentes, eleitos pela população no ano passado, foram empossados e diplomados em cerimônia realizada no auditório da Fecomércio Amapá

São 15 conselheiros tutelares e 15 suplentes para a gestão de 4 anos, que responderão pela zonas Norte, Sul e Oeste da capital

por admin
0 comentário

Nesta quarta-feira (10), os 15 conselheiros tutelares e seus suplentes, eleitos pela população no ano passado, foram empossados e diplomados em cerimônia realizada no auditório da Fecomércio Amapá, localizado na área central da cidade. Os conselheiros vão defender os direitos das crianças e dos adolescentes nas zonas norte, sul e oeste de Macapá pelos próximos quatro anos.

Mônica penha, prefeita de Macapá, em exercício, realizou a chamada dos conselheiros tutelares e suplentes, para a diplomação e posse. Para ela, o trabalho de conselheiro não é tarefa fácil, porque requer resistência, resiliência e força. “Nós estamos acreditando em pessoas, apostando em pessoas e trabalhando em prol das pessoas. E hoje damos posse àqueles que batalharam e venceram, e hoje estão aqui com a vitória garantida e aptos a trabalharem pelo direito de nossas crianças e adolescentes”, exaltou a prefeita em exercício.

O secretário João Henrique, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) falou da importância do momento para a sociedade amapaense. “A gente sabe o quanto é importante fortalecer esse Conselho e demais órgão públicos que têm essa responsabilidade de proteger as nossas crianças e adolescentes. É fundamental que toda essa rede de apoio funcione em harmonia para que possamos atingir os nossos objetivos”, destacou o secretário.

Por sua vez, a conselheira tutelar, Huelma Medeiros, empossada e diplomada na cerimônia, enfatizou o papel do conselheiro na sociedade. “O conselheiro tutelar é o representante da comunidade que o escolheu para esta função, por meio de uma eleição unificada que acontece de quatro em quatro anos”, Ela ainda destacou a  Resolução nº 170/2014 do CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que estabelece a necessidade de um Conselho Tutelar a cada 100 mil habitantes, ressaltando a criação de um novo Conselho na zona oeste de Macapá.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jefferson Monteiro, a ampliação do número de colegiados trará mais agilidade e resolutividade no atendimento dos casos. Cada Conselho é composto por cinco membros e seus suplentes.

Os conselheiros tutelares foram escolhidos pela população em outubro de 2023, no 3º Processo de Escolha Unificada do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), para o mandato de 2024 a 2028.

O Conselho Tutelar é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Está definido pela lei federal 8.069, de 13 de julho de 1990, em vigor desde 14 de outubro de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As unidades têm atuação fundamental, pois servem como porta de entrada para denúncias referentes a qualquer tipo de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Tutelar e fazer uma denúncia anônima.

A cerimônia de posse e diplomação contou  com a presença de secretários municipais, guarda municipal, coordenador da Promotoria da Infância e Juventude Leonardo Rocha, vereadores e demais autoridades públicas das esferas municipal, estadual, federal e sociedade civil organizada.

Relação de Conselheiros Tutelares empossados e diplomados – gestão 2024 a 2028

  • Titulares – Zona Sul:

Rozana Duarte Cordeiro

Edna Rodrigues de Oliveira

Cristiane dos Santos Souza

Huelma Medeiros Nogueira

João Gomes Marques Neto

 

  • Suplentes – Zona Sul:

Josely da Silva Nascimento

Ed Carlos de Oliveira dos Santos

Eugenio Ramonn leite Machado

José Miguel Matos Soares

Waldir Cosme Teixeira Moraes Filho

 

  • Titulares – Zona Norte:

Jonivaldo dos Santos Pereira

Edivan Amaral de Souza

Marcio Antonio Valois Lopes

Elizete Trindade da Cruz

Marinete Monteiro do Nascimento

 

  • Suplentes – Zona Norte:

Jéssica Jhully Amanajás de Souza Lima

Josiel Vieira Moreira

Odazilma Quaresma Mendes

Sandro Rafael Souza Penante

Alan Carlos Reis da Silva

 

  • Titulares – Zona Oeste:

Rosane da Silva Ribeiro

Camila Virgilio da Silva Azevedo

Ana Claudia Souto de Melo

Osvaldino Brabo dos Santos

José Paes Dias Neto

  • Suplentes – Zona Oeste:

Alielson da Conceição de Sena dos Santos

Helton Luiz Costa de Sousa

Gleika Michele Lau Ferreira

Tatiana Palheta Neves

Romário Brito da Silva

você pode gostar

Deixe um comentário