Com cerca de 30 ações realizadas em 2023, o Governo do Estado apresentou um balanço das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec)

 

 Foto: Erich Macias/GEA e Eliseu Alves/Seed
As atividades tiveram como objetivo a popularização do conhecimento científico e o desenvolvimento econômico

Com cerca de 30 ações realizadas em 2023, o Governo do Estado apresentou um balanço das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), que alcançaram em torno de 11 mil pessoas em todos os 16 municípios. O objetivo é popularizar o conhecimento científico e o desenvolvimento econômico através de soluções inovadoras.

Entre estudantes, pesquisadores e público geral, foram realizadas oficinas e treinamentos em diversas frentes para capacitação do público. Um dos pontos de destaque foi o preparo de empresas, startups e cientistas para a participação em editais de financiamento, como Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para a pesquisadora do Instituto de Pesquisas Científicas do Estado do Amapá (Iepa), Elane Cunha, os conhecimentos adquiridos foram muito importantes para esclarecer dúvidas sobre como captar recursos da Finep para desenvolver pesquisas.

“Na última vez que tentei submeter uma proposta à Finep, eu não consegui por conta de um entrave, que agora foi completamente elucidado. Então, é excelente essa oportunidade promovida pelo Governo do Amapá. Agora, com certeza, o Iepa está mais preparado para conseguir captar recursos”, ressaltou a participante da oficina.

O balanço também aponta o Amapá como um novo polo promissor para os grandes eventos tecnológicos e científicos. No último ano, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), foram realizados eventos como StartuoOn e o Startup Day, este último com edições realizadas em Macapá, Santana e Amapá.

Além disso, o Amapá foi sede de eventos como Olimpíada Brasileira de Robótica e a 20ª Semana de Ciência e Tecnologia, que envolveram todas as instituições científicas e tecnológicas do estado e escolas da rede pública de ensino.

Com os investimentos realizados no ano, a meta é seguir com o avanço de políticas públicas cada vez mais abrangentes e estruturantes para tornar o Amapá, dentro da Amazônia, uma referência no que se refere à ciência, tecnologia e inovação.

“O ano de 2023 foi para fazer ajustes, mas também foi muito importante para criar ações voltadas o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação com foco no desenvolvimento do Estado. De forma geral, o balanço é positivo. Mas queremos e vamos fazer muito mais em 2024 para que o Amapá fique em uma posição de destaque ainda maior no campo científico, tecnológico e inovador”, reforçou o secretário de Ciência e Tecnologia, Edivan Barros.

Linhas de crédito

Para fomentar a criação e desenvolvimento de startups, a Setec garantiu apoio para o lançamento de duas novas linhas de crédito através do programa “Centelha Amapá”. As linhas são voltadas para o financiamento de equipamentos, materiais, consultorias e outros serviços voltados para novas empresas no mercado da inovação. O Inovacred e o Inovacred Expresso, da Finep, receberam apoio do Governo do Estado, através da Setec e da Agência de Fomento do Amapá (Afap) para alcance desse público.

Destaques na 52ª Expofeira

Uma das novidades do último ano e que alcançou um público considerável de estudantes, foi o planetário digital móvel, montado no Parque de Exposições da Fazendinha durante a 52ª Expofeira. A iniciativa levou conhecimentos sobre astronomia para o público, principalmente estudantes da rede pública; posteriormente, a iniciativa alcançou os municípios de Santana, Mazagão, Amapá e Oiapoque.

A Expofeira também foi o local onde a campanha de coleta de resíduos sólidos foi realizada e resultou na coleta de 6,8 toneladas de resíduos, entre metais, vidros, papelão, plástico e material orgânico. O trabalho contou com orientação sobre o recolhimento, separação e armazenamento adequado desses resíduos e o envio para empresas de reciclagem.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção