Prefeitura realiza limpeza de vias na Zona Sul da capital e avança no Plano de Inverno com serviços no bairro Nova Esperança

A Prefeitura de Macapá segue com o trabalho de manutenção e limpeza da cidade, com várias frentes de serviço espalhadas pela Zona Sul. Nesta segunda-feira (8), as vias que receberam os serviços de limpeza foram a Rodovia Josmar Chaves Pinto, no bairro Jardim Marco Zero, e a Santos Dumont, no bairro do Muca. Além disso, os serviços do Plano de Inverno 2024 foram realizados na passarela Antônio Coelho de Carvalho, no bairro Nova Esperança.

Os serviços são executados pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), que conta com equipes de varrição, capina, roçagem e retirada de resíduos sólidos. O objetivo é manter a cidade limpa, organizada e livre de possíveis focos de doenças e alagamentos.

Churrasqueiro, Oflaviano Torres, 62 anos, trabalha em um restaurante no bairro Jardim Marco Zero e elogiou o trabalho da prefeitura. “A rodovia estava precisando dessa limpeza, o mato nesse perímetro cresce muito rápido. Estamos satisfeitos, para todo canto que a gente anda tem trabalho”, disse.

No bairro Nova Esperança, a passarela Antônio Coelho de Carvalho recebeu os serviços do Plano de Inverno, que incluem a desobstrução de canais, valas, bueiros e áreas de escoamento, para evitar alagamentos no período chuvoso.

A agente de endemias, Rosa Farias, 52 anos, mora no bairro Nova Esperança e acompanhou o trabalho realizado na passarela. “É muito importante essa limpeza, evita que o lixo fique acumulado e atraia pragas e doenças. Nessa região moram muitas crianças e precisamos cuidar da saúde delas”, afirmou.

O Plano de inverno tem sido uma das prioridades da Prefeitura neste período inicial do inverno amazônico, quando as chuvas ainda não são tão intensas. Vários canais, como Beirol, Perpétuo Socorro e outras áreas de escoamento, já receberam serviços preventivos da Zeladoria.

O titular da Semzur, Helson Freitas, destacou que a gestão municipal está atuando em toda a cidade para suprir a demanda rotineira e as demais que surgem por conta das chuvas.

“Nossas equipes estão divididas de forma estratégica para atender as demandas cotidianas e as eventuais. Nosso trabalho é diário para manter a cidade limpa e organizada. Pedimos também a colaboração da população para não jogar lixo nas ruas, nos canais e nas passarelas, pois isso prejudica o escoamento da água e causa alagamentos”, ressaltou.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção