No domingo, 14, o Governo do Amapá promove a 2ª ‘Cãominhada’, para conscientizar a população sobre a necessidade de combater e denunciar casos de maus-tratos contra animais

Cãominhada deve reunir cerca de mil pessoas em um ambiente de bem-estar e socialização com os pets

No domingo, 14, o Governo do Amapá promove a 2ª ‘Cãominhada’, para conscientizar a população sobre a necessidade de combater e denunciar casos de maus-tratos contra animais. O percurso inicia às 17h e terá 600 metros, começando no Parque do Forte até o Trapiche Santa Inês, em Macapá.

Durante o caminho, haverá a distribuição de água, camisas e bandanas, com informações sobre cuidados com os animais e instruções para denúncias, além da distribuição de saquinhos para recolher os dejetos dos cachorros durante o trajeto. O evento, coordenado pela Secretaria do Bem Estar-Animal, deve reunir cerca de mil pessoas.

A secretária da pasta, Laudenice Monteiro, reforça que a ‘Cãominhada’ busca reunir famílias e pets em um ambiente de bem-estar e socialização. A 1ª edição da Cãominhada ocorreu durante a 30ª Agropesc, no município de Amapá, em novembro de 2023.

“Vai ser a primeira edição em Macapá. Pretendemos alcançar um número de pessoas bem expressivo, justamente para conscientizar as pessoas sobre os maus-tratos e a saúde mental dos animais. A importância de você passear com seu cachorro, de ter brinquedos interativos, ou de levar seu animal para socializar com outros cães ou pessoas”, destacou a gestora.

Ao fim do percurso, será realizado um aulão de ritmos com profissionais da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel) e uma blitz educativa realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran). A programação integra as ações do ‘Janeiro Branco’, mês de conscientização sobre a saúde mental dos pets.

Na ocasião, também será apresentado o programa “Amapá Amigo dos Bichos: bicho sente como gente”, que reúne projetos e ações a serem executados nos próximos anos pelo Governo do Amapá. Além da Cãominhada, estão o Censo Animal e o projeto Escola Amiga dos Animais, entre outras ações.

Como denunciar casos de maus-tratos? 

Denúncias de maus-tratos são legitimadas pelo artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/1998, e podem ser realizadas pelo número 190, da Polícia Militar, e pelo número (96) 98148-7378, da Delegacia do Meio Ambiente.

Ao presenciar maus-tratos, é importante filmar, fotografar e fazer boletim de ocorrência em qualquer delegacia ou até mesmo on-line na Delegacia Virtual.

Entre as formas de maus-tratos, estão abandonar o animal, o manter sem abrigo, privar de necessidades básicas como água e comida, envenenar, castigar e não oferecer atendimento veterinário adequado.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção