O governador do Amapá, Clécio Luís, sancionou nesta quarta-feira, 3, a lei que declara como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial para o estado o “Festival do Tucunaré”, realizado no município de Pracuúba. A Lei nº 3.007, é de autoria do deputado estadual Pastor Oliveira.
O principal objetivo da ação é gerar oportunidades para a população celebrar e compartilhar tradições culturais com os visitantes de outras regiões, assim, promovendo o comércio, artesanato, culinária típica e produtos da região.
O governador Clécio Luís também destaca a importância do Festival do Tucunaré, pois o evento ajuda a impulsionar a economia de Pracuúba, gerando empregos e oportunidades de negócios, movimentando o turismo de eventos e a comercialização de produtos locais.
“São em momentos como o festival que ocorrem as celebrações e vivências de tradições culturais. E é nisso que o nosso governo acredita, em ações que geram investimentos nos municípios, que é onde a vida acontece”, destaca Clécio Luís.
Festival do Tucunaré
O Festival leva o nome do peixe que é encontrado em abundância nos rios que banham Pracuúba, município de, aproximadamente, 3,8 mil habitantes, e distante cerca de 256 quilômetros da capital, Macapá. A cidade fica na Região dos Lagos, conhecida pelo potencial agropecuário.
O festival é considerado o principal evento do calendário cultural da localidade, que conta com shows musicais, competição de rabeta, disputa de arco e flecha, escolha da rainha Tucunaré e praça de alimentação com as especialidades feitas com o peixe.
Em outubro, o Governo do Amapá apoiou o 23° Festival do Tucunaré, com a disponibilização de estrutura e atrações para o evento. A programação artística contou com a banda Kamikaze, DJ Tuka Pressão, Karla Karvalho, Banda Fruto Sensual, Aparelhagem Trepidante, Iza Brown e banda, Wanderson Lazareth, Letícia Auolly e Cabaré do Brega.