Nesta sexta-feira, 22, foi apresentado no Palácio do Setentrião, o planejamento da Segurança Pública para os eventos. Cerca de 4 mil agentes vão atuar no policiamento durante os dias 29 a 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2024

 Foto: Nayana Magalhães/Gea
Operação coordenada pela Sejusp ocorre no período de 29 a 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2024

Com as diversas programações de fim de ano ofertadas pelo Governo do Amapá e pelas prefeituras dos municípios do estado, nesta sexta-feira, 22, foi apresentado no Palácio do Setentrião, o planejamento da Segurança Pública para os eventos. Cerca de 4 mil agentes vão atuar no policiamento durante os dias 29 a 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2024.

Na reunião, coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com todos os órgãos de defesa da sociedade, foram definidos os efetivos necessários para cada evento, para garantir a preservação da integridade das pessoas e do patrimônio individual ou coletivo.

Após a análise dos dados de cada instituição pela Sejusp, foi definida a preservação do policiamento ordinário, permanecendo nas áreas de atuação, em todos os bairros das cidades do Amapá, sendo reforçado, pela atuação de efetivo destacado em escala extraordinária.

Outros pontos de apoio serão os profissionais que atuam nas Operações Hórus e Paz, que trabalham no combate aos crimes violentos e tráfico de entorpecentes nas cidades de Macapá e Santana.

“A população pode comparecer aos eventos que haverá ampla segurança com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Polícia Civil, todo o aparato foi pensado para cada dia, em cada evento. Fizemos este estudo para garantir a tranquilidade das famílias a exemplo da experiência muito boa que tivemos na Exporfeira”, relembrou Marko Scaliso, secretário em exercício da Segurança Pública.

Outra experiência fortalecida na Expofeira, que será empregada nas ações de fim de ano, será o monitoramento eletrônico, para identificar indivíduos, como os que usam tornozeleiras eletrônicas, que estiverem nos locais festivos descumprindo as ordens judiciais. O sistema da Coordenadoria de Monitoramento Eletrônico do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) receberá a informação e fará os procedimentos necessários em cada situação.

Efetivos

Os cerca de 4 mil agentes públicos de segurança do estado, atuarão seguindo suas especificidades, garantindo atendimento rápido durante as programações, sejam atendimentos de ocorrências ou de saúde.

Polícia Militar

A Polícia Militar (PM) concentra o trabalho em patrulhas, policiamento preventivo e ostensivo, bloqueio de trânsito e interdição de vias com os batalhões especializados de Policiamento de Trânsito (Bptran) e Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), em apoio ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O efetivo previsto, incluindo os militares atuantes na Operação Papai Noel, que segue até o dia 31 de dezembro, somam mais de 2 mil servidores.

“O planejamento da Polícia Militar possibilitará o reforço de 107 policiais militares para o interior do estado, em 14 municípios. Nunca tivemos um evento desta magnitude e a integração do trabalho das forças de segurança irão garantir a integridade dos amapaenses”, frisou Adilton Corrêa, comandante geral da Polícia Militar.

Corpo de Bombeiros

Atuando em suporte avançado para atendimentos de primeiros socorros e pré-hospitalar, busca e salvamento, combate a incêndio, além do trabalho de observadores de risco, guarda-vidas e vistorias nas estruturas dos eventos, o Corpo de Bombeiros (CBM), contará com 410 militares.

“O Corpo de Bombeiro estará presente em todas as festividades com militares distribuídos nos diversos eventos supervisionados, atendendo as pessoas que precisarem dos nossos serviços. Dentro do planejamento teremos uma atenção maior para o Réveillon da Beira Rio e o Carabao, na Zona Norte de Macapá, onde estarão empregados os maiores efetivos. Tudo está seguindo como o planejado”, garantiu Alexandre Veríssimo, comandante do Corpo de Bombeiros.

Polícia Civil

A Polícia Civil (PC) estará com um efetivo extraordinário de 44 policiais que darão reforço nas ações de inteligência, registro de boletins de ocorrências, atendimento nas delegacias especializadas e investigações. Alunos do curso de formação também estarão encarregados de atuar na defesa da população.

“Além desse efetivo vamos ter a atuação de 199 alunos que estão no curso de formação da Polícia Civil para reforçar as centrais de flagrante, acompanhando os serviços policiais, tendo esse trabalho como parte do treinamento deles”, disse o delegado Felipe Vieira, chefe de gabinete da Polícia Civil.

Polícia Científica

A Polícia Científica do Amapá (PCA) é encarregada de realizar as perícias em caso de acidentes de trânsito e locais de crimes. Serão 117 servidores distribuídos em peritos criminais, médicos legistas, papiloscopista e assistentes e auxiliares dos procedimentos necropsiais e laboratoriais.

“Teremos atendimentos reforçados em Macapá e Santana e nos demais municípios. Vamos ter cobertura em Laranjal de Jari, Tartarugalzinho e Oiapoque, sendo que cada uma abrange uma região. No caso de Oiapoque, abrange Calçoene; Tartarugalzinho, abrange o Amapá e parte de Ferreira Gomes; Laranjal de Jari abrange Vitória de Jari; e Santana que atenderá também Mazagão. Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari estão na responsabilidade da seccional de Macapá. Então vamos estar com o estado todo coberto com o trabalho da PCA”, explicou o perito criminal Giovani Fonseca.

Outras instituições

Outras entidades ligadas à segurança pública como a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Guarda Civil de Macapá e segurança privada somam 1.115 pessoas.

Dicas para uma boa festa

Durante o encontro foi explanado sobre a conscientização da população quando estiver nos shows e demais eventos. Algumas atitudes e precauções são essenciais para um bom divertimento.

“A garrafa de vidro vira uma arma, é essencial evitar este objeto. Outra situação muito importante, cuidado com o aparelho celular. Sabemos que nesses eventos, principalmente durante shows em que há um grande volume de pessoas, ocorrem crimes como furtos. E por fim, muito cuidado com o tema de importunação sexual, não é não”, argumentou  Marko Scaliso.

Confira as dicas

  • Não levar garrafas de vidro;
  • Cuidado com o celular e outros objetos de valor como jóias, evite a exposição;
  • Não seja inconveniente. Importante lembrar que importunação sexual é crime que pode resultar em prisão em flagrante.

Programação do Réveillon 2024:

Sábado, 30
Local: Rodovia do Centenário, Zona Norte de Macapá

  • Carabao
  • Trepidante
  • Artistas locais

Local: Praia da Fazendinha

  • Zeca Baleiro
  • Artistas locais

Domingo, 31
Local: Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá

  • Chico César & Geraldo Azevedo
  • Leonardo
  • Zé Vaqueiro
  • Ana Castela
  • Escolas de samba do Amapá
  • Artistas locais

Segunda-feira, 1º de janeiro
Local: Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá

  • Tiee
  • Mari Fernandez
  • Felipe Amorim
  • Artistas locais

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção