Com mensagens de alegria e esperança, a Cantata Natalina das escolas estaduais emocionou os moradores do município de Santana

 Foto: Glauber Tiriyó/Seed e Jorge Júnior/GEA
As apresentações foram recheadas de músicas natalinas tradicionais e encenações

Com mensagens de alegria e esperança, a Cantata Natalina das escolas estaduais emocionou os moradores do município de Santana com as vozes do coral composto por mais de 350 crianças e adolescentes de 9 a 15 anos, na quinta-feira, 21. O evento encerra as atividades escolares e é promovido pelo Governo do Amapá para fortalecer o espírito natalino entre as famílias.

O público se reuniu na Praça do Fórum, no bairro Vila Amazonas, para assistir o espetáculo. O repertório contou com músicas natalinas tradicionais e versões de músicas populares, além de apresentações teatrais e de dança. O espaço ficou pequeno para tanta emoção.

Além de oferecer experiências emocionantes, a Cantata enfatiza a relevância de incorporar a arte no ambiente escolar, destacando o talento e a dedicação das crianças. Na quarta-feira, 20, a primeira noite do evento reuniu 1,5 mil alunos de Macapá.

“As cantatas natalinas são para a gente confraternizar e celebrar o nascimento de Jesus Cristo, mas aqui também é um evento pedagógico que vai fazer toda a diferença na vida e na memória dessas crianças. Estamos muito felizes em tornar esse projeto realidade, envolvendo também o município de Santana. Viva a escola pública!”, pontuou o governador.

Os pequenos ainda dividiram o palco com o coral dos centros técnicos Walkiria Lima e Bi Trindade. Para os estudantes Erick Quaresma, de 20 anos, Daniel Leão, de 13 anos, e Gabriel Willian, de 12 anos, alunos de bateria do Walkiria Lima, o momento marca o início da carreira como músicos. Eles foram responsáveis pela apresentação musical e teatral que abriu o evento.

“Foi um convite que pegou a gente de surpresa e está sendo importante para mim, pois a participação na Cantata vai enriquecer meu portfólio. Além disso, eu amo o Natal”, confessou Erick.

A Cantata foi organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e integra o cronograma de atividades educacionais da rede pública estadual.

“É muito bom ver as crianças se divertindo e se sentindo importantes, que é o que elas são. Momentos como esses aproximam ainda mais a escola da comunidade e fortalecem a educação em todos os seus níveis”, ressaltou a secretária da Educação, Sandra Casimiro.

Investimentos

A Cantata Natalina das escolas estaduais marca o encerramento do ano letivo de 2023 e celebra todas as conquistas dos profissionais da educação e estudantes. O Governo do Amapá investiu mais de R$ 580 mil na realização do evento, para custear o transporte, alimentação, água e figurino dos alunos envolvidos.

O valor também foi empregado na construção da infraestrutura da Cantata, que contou com arquibancadas, telões, banda ao vivo, palco para as apresentações, entre outras estruturas.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá