Nesta sexta-feira (1º), a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) O Pequeno Príncipe, localizada na área central da cidade, realizou evento para homenagear as autoras do projeto “Astronomia na Educação Infantil: uma viagem pelos planetas do sistema solar”, ganhador do 1º lugar na sua categoria, na XIV Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí, em Belém (PA).
Com esta conquista, o projeto está habilitado a participar da Feira Internacional de Iniciação Científica que acontece ano que vem, na cidade de Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina. Além da credencial para participação em 2024, da Mostra de Santa Catarina, o projeto trouxe para a escola, medalhas e troféu.
A apresentação do projeto, em Belém, coube às estudantes Maria Isis Palheta e Marina Flor Palheta, ambas de 7 anos. Elas estavam empolgadas com o sucesso do trabalho e falaram da experiência em ter a iniciativa premiada na Mostra. “Foi uma alegria para nós quando falamos o nome do nosso projeto como vencedor do 1º lugar na nossa categoria”, disse Marina Flor.
A orientadora professora Marciléia Lopes e a coorientadora professora Edilei Azevedo, acompanharam de perto as estudantes durante todo o processo da viagem e participação no evento, ocorrido no período de 20 a 24 de novembro na capital paraense.
Edilei Azevedo, coorientadora do projeto, falou com alegria sobre as conquistas. “Orientamos as meninas na elaboração deste projeto com a pretensão de divulgar a Ciência no ambiente escolar. Não imaginávamos que o projeto alcançaria tanto destaque como o que está acontecendo. É uma alegria muito grande vivenciar este momento com as alunas”, salientou Edilei.
A diretora da Emei O Pequeno Príncipe, Neize Cunha, falou sobre o empenho das meninas na produção do protótipo do sistema solar. “Já é de praxe a escola desenvolver projetos para a melhoria do aprendizado em sala de aula, e quando a gente percebe o interesse das crianças em conhecer mais sobre Ciência, a gente faz de tudo para oportunizar esse desenvolvimento”, ressaltou a diretora.
Da mesma forma, Regiane Coutinho, chefe da divisão de educação infantil, que representou a Secretaria Municipal de Educação (Semed) nas homenagens, deu destaque para o incentivo da Secretaria na capacitação dos professores da rede municipal, quanto ao desenvolvimento de projetos voltados para a ciência e a tecnologia dentro das salas de aula.
O projeto das meninas ganhou notoriedade no evento por trazer uma forma simples de entendimento do sistema solar para as crianças, e pela utilização das sementes de açaí em sua representação, o que deu ao trabalho físico, características sensoriais e regionalizada.
A Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA) é um evento científico internacional que reúne pessoas de todas as idades que desenvolvem pesquisa e projetos no âmbito escolar, seja ele em escolas públicas, privadas ou instituições de pesquisa e celebra a inovação e a sustentabilidade na educação.