A Prefeitura de Macapá por meio das secretarias de Saúde (Semsa) e Vigilância em Saúde (Smvs) realizam o ‘dia D’ de vacinação, neste sábado (25), das 8h às 17h

A Prefeitura de Macapá por meio das secretarias de Saúde (Semsa) e Vigilância em Saúde (Smvs) realizam o ‘dia D’ de vacinação, neste sábado (25), das 8h às 17h, a imunização contra Gripe Influenza acontece no ponto itinerante na praça Veiga Cabral, e também em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Além do ponto itinerante localizado na praça Veiga Cabral, os munícipes poderão encontrar vacinação contra Gripe Influenza e imunizantes de rotina nas UBS: Marcelo Cândia, Macapaba, Fazendinha, Congós, São Pedro, Rubim, Cidade Nova, Marabaixo, Lélio Silva e Infraero 2.

Para vacinar é preciso estar no grupo prioritário que inclui crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos, profissionais da educação, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiências, profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.

Para realizar a vacinação é necessário documento de identificação com foto e os cartões de vacina e SUS.

Harley Pantoja, bombeiro militar, aproveitou a manhã de sábado para levar toda a família para vacinar. Acompanhado de sua esposa Bryana e os filhos Tales, de 7 anos, Greyce, e Samyla, de 19 anos, ambos do grupo prioritário de vacinação.

O pai do pequeno, Tales, destacou também a importância da vacina contra a Gripe Influenza e demais doenças respiratórias.

‘’Meu filho Tales precisa se vacinar porque tem comorbidade, ele é asmático, assim como, doenças respiratórias são graves para crianças, sendo importante se vacinar‘’, frisou.

A campanha de vacinação é executada pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde. A ação faz parte de um plano de imunização contra a Gripe Influenza, incluindo as (UBS) e pontos itinerantes pela cidade. Visando descentralizar e facilitar o acesso à vacina para o público prioritário.

Gilmar Domingues, secretário municipal de vigilância em saúde, falou sobre a campanha de vacinação contra a Gripe Influenza que visa atender 147 mil pessoas de 20 grupos prioritários. O município de Macapá precisa cumprir a meta de 95% deste público, totalizando 113 mil doses aplicadas nos dias 13 de novembro a 15 de dezembro, uma meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Para o Kleverton Siqueira, subsecretário municipal de saúde, comentou sobre a importância da prevenção da Gripe Influenza antes do período das chuvas na Amazônia, previsto de janeiro a maio, sendo um momento que as pessoas mais adoecem por gripe.

“Estamos com essa campanha para que no futuro essas pessoas que tiverem contato com o vírus da gripe não tenham sintomas graves. Assim, evitando que nossas Unidades Básicas e Hospitalares lotem”, disse o subsecretário de saúde.

Postagens relacionadas

DESENVOLVIMENTO REGIONAL No Amapá, Waldez Góes assina Ordem de Serviço de R$ 45 milhões para obras na Orla de Santana

‘Nascimento de uma nova maternidade’, destaca governador Clécio Luís ao entregar nova UTI Neonatal do Hospital Mãe Luzia, em Macapá

Governo do Estado lança 1ª Corrida do Detran Amapá para conscientizar população sobre paz no trânsito