Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Macapá – por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana – iniciou a demolição gradativa da atual estrutura da Ponte Sérgio Arruda

Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Macapá – por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana – iniciou a demolição gradativa da atual estrutura da Ponte Sérgio Arruda, localizada na Zona Norte da cidade. Uma escavadeira com martelo de demolição está no local. Homens começaram a quebrar as calçadas e a região está isolada por tapumes.

A estrutura está precária e necessita de intervenções. Neste sentido, a Semob desenvolveu projeto diferenciado para nova construção. Intenção da pasta é melhorar o tráfego de motoristas e passageiros entre as regiões Norte e Sul da capital. Nova Ponte Sérgio Arruda é a maior obra de mobilidade urbana executada desde o início da gestão.

Investimento total é de R$ 9.983.157.30 de emendas Federais, mais contrapartida do Tesouro Municipal. Prazo para conclusão é de 120 dias. Para facilitar o fluxo, os munícipes contam com alternativas de viagem nos sentidos Centro-Zona Norte e Zona Norte-Centro.

O processo é mecanizado, com isolamento da área. Metodologia consiste em extrair ou cortar determinada estrutura de concreto, inteira ou em partes – sem danificar os arredores, causar intensos ruídos, vibrações e sem agredir o meio ambiente.

Algumas técnicas utilizadas para a demolição são: perfuração com equipamento elétrico ou hidráulico e manuais; corte de pisos e lajes com serras elétricas; corte de paredes com serra circular; aberturas e cortes com serras portáteis – para serviços em locais confinados ou de difícil acesso. Não será utilizado bombas e/ou dinamites.

O novo projeto foi desenvolvido com base em estudos topográficos, hidrológicos e geotécnicos, com propósito de adquirir informações necessárias para o desenvolvimento da obra – uma vez que a estruturação está próxima às edificações, passeios urbanos e ruas. Todas as informações coletadas sobre a área visam subsidiar o desenvolvimento de soluções eficazes, sem prejudicar as pessoas e o meio ambiente.

“A reconstrução da nova ponte visa garantir a mobilidade e trafegabilidade do povo de Macapá. É mais uma obra da prefeitura para organizar o fluxo de trânsito e de pedestres”, frisa o titular da Semob, Cássio Cruz.

O pintor Everton Silva mora no bairro Pacoval há dois anos. Apesar das dificuldades de locomoção, ele afirma que será um benefício para todos a longo prazo. “Creio que vai ajudar bastante no trânsito e na infraestrutura. O transtorno nesse momento é normal, mas é por uma boa causa e vai valer a pena. Uso as vias alternativas para me locomover melhor”.

Postagens relacionadas

‘Nascimento de uma nova maternidade’, destaca governador Clécio Luís ao entregar nova UTI Neonatal do Hospital Mãe Luzia, em Macapá

Governo do Estado lança 1ª Corrida do Detran Amapá para conscientizar população sobre paz no trânsito

Governador Clécio Luís convoca mais 165 aprovados do cadastro reserva do Iapen para o TAF