‘Afirmo ao povo do Amapá que será dada uma solução definitiva sobre o reajuste da energia’, garante ministro em encontro com o governador Clécio e senador Davi

 Foto: Ascom/Davi Alcolumbre
Governador Clécio Luís, e o senador Davi Alcolumbre se reuniram com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

As articulações para resolver em definitivo o reajuste da tarifa de energia no Amapá continuam. Nesta sexta-feira, 24, em mais uma reunião em Brasília, o governador Clécio Luís, e o senador Davi Alcolumbre discutiram com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a proposta que deve impedir o aumento de mais de 44% na conta dos amapaenses.

“Hoje [sexta-feira] nós passamos o dia trabalhando com o presidente Lula, buscando soluções para o setor elétrico e em especial para as questões tarifárias do país. O Amapá vive uma angústia muito grande, e com toda a razão. Mas quero afirmar ao povo do Amapá que será dada uma solução definitiva sobre o reajuste da energia”, garantiu o ministro.

O encontro acontece um dia após o presidente Luiz Luiz Inácio Lula da Silva, receber o governador e o senador no Palácio do Planalto para tratar sobre o reajuste previsto para valer a partir de 13 de dezembro.

Clécio Luís reforçou que além de impedir o aumento, o que se busca é uma solução estrutural para que no próximo ano, uma nova investida da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não ocorra.

“Agradeço, em nome do povo do Amapá, a forma como o presidente Lula e o ministro estão conduzindo o assunto. De forma sensível, célere para que possamos dar essa resposta o quanto antes à nossa população. Volto para o Amapá confiante de que teremos um desfecho que precisamos”, destacou o governador.

Responsável por articular o encontro, o senador Davi Alcolumbre, ressaltou o esforço de toda a bancada política do Amapá que vem, há três meses, atuando para barrar o reajuste.

“Quero dividir essa conquista com todas as lideranças políticas do Amapá. A Assembleia Legislativa está muito envolvida nesse tema; a bancada federal, com os oitos deputados federais e os três senadores da República, estão unidos nessa causa. A minha gratidão pelo povo do Amapá ao empenho do ministro, do presidente Lula. Meus agradecimentos pelas famílias que não podem pagar um reajuste desse tamanho”, concluiu o senador.

Aumento na conta de luz

O reajuste de 44,41% na tarifa de energia elétrica no Amapá foi aprovado em setembro pela Aneel. O aumento está previsto para começar a partir de 13 de dezembro deste ano. Se aplicado, tornará a conta de luz do cidadão amapaense, a mais cara do país.
São cerca de 211 mil unidades consumidoras atendidas nos 16 municípios do estado. Desse total, 210 mil são unidades residenciais.

A proposta da agência é aplicar reajuste de 46,70% para unidades de alta tensão; 44,41% para a de média tensão; e 43,71% para unidades de baixa tensão. Os percentuais foram calculados com base em compensações de encargos setoriais e de distribuição, e de investimentos feitos em 2017.

Postagens relacionadas

DESENVOLVIMENTO REGIONAL No Amapá, Waldez Góes assina Ordem de Serviço de R$ 45 milhões para obras na Orla de Santana

‘Nascimento de uma nova maternidade’, destaca governador Clécio Luís ao entregar nova UTI Neonatal do Hospital Mãe Luzia, em Macapá

Governo do Estado lança 1ª Corrida do Detran Amapá para conscientizar população sobre paz no trânsito