Novembro Azul: UBS Álvaro Corrêa oferece atendimento para saúde do homem

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu nesta sexta-feira (22) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Álvaro Corrêa, uma programação especial do Novembro Azul, com diversas ações voltadas para a saúde integral do homem.

Objetivo da iniciativa foi conscientizar a população masculina sobre a importância do cuidado com a saúde, especialmente a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil.

Homens de todas as idades participaram da ação, que contou com serviços de coleta de PSA, clínico geral, nutricionista, atendimento laboratorial, entre outros.

Um dos participantes foi Elivandro Lira, de 44 anos, que trabalha com construção civil. Ele aproveitou a oportunidade para fazer o exame de PSA, que é um dos indicadores para detectar alterações na próstata.

“Achei muito boa essa ação, porque a gente que trabalha na rua nem sempre tem tempo de ir ao médico. Eu nunca tinha feito esse exame, mas sei que é importante para prevenir o câncer. Acho que todo homem deveria se cuidar mais e não ter vergonha de procurar ajuda”, disse Elivandro.

O coordenador de Saúde do Homem da Semsa, Alexssandro Wallacy, explicou que a ação faz parte de uma estratégia da prefeitura para ampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde e reduzir os índices de morbimortalidade por câncer de próstata.

“Novembro Azul é um mês de mobilização, mas o nosso trabalho é contínuo. Nós queremos que os homens sejam protagonistas da sua própria saúde e que busquem atendimento preventivo, não só quando já estão doentes. O câncer de próstata, se diagnosticado precocemente, tem grandes chances de cura”, afirmou Alexssandro.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá