Lar Brasil Macapá está com baixo risco para infestação do mosquito da dengue

Macapá está com baixo risco para infestação do mosquito da dengue

Agentes de endemias visitaram ao todo 6.743 imóveis para a coleta de amostras e identificar possíveis pontos de proliferação do mosquito

por admin
0 comentário
Agentes visitaram mais de 6 mil imóveis durante o 4° ciclo do LIRAa | Foto: Arquivo PMM

 

De acordo com 4° ciclo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), Macapá está com baixo risco para infestação do mosquito da dengue. Apesar dos resultados, a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) continua com a programação de vistorias, nos bairros em que apresentam risco médio de criadouros do transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.

 

Os bairros Buritizal, Congós, Trem, Fortaleza, Macapaba, Renascer, Novo Horizonte, Pacoval, Central I e II e Rodovia Duca Serra receberam ações que consistem em visitas domiciliares, eliminação de depósitos passíveis de remoção e tratamento focal. Além disso, foram identificados terrenos baldios, lixeiras viciadas, fossas abertas e pneus em via pública para serem encaminhados para os setores competentes.

 

O último ciclo do LIRAa foi realizado entre os dias 6 a 14 de novembro. Os agentes de endemias visitaram ao todo 6.743 imóveis para a coleta de amostras e identificar possíveis pontos de proliferação do mosquito.

 

A pesquisa mostra que o maior foco de proliferação se encontra nas cisternas e baldes, que contam com 31% dos pontos de proliferação do mosquito, seguidos por sacos plásticos, latas e copos descartáveis, que também apontam 31% dos pontos de proliferação do mosquito.

 

A dengue é uma doença infecciosa causada pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas da doença é febre alta, calafrios, dores atrás dos olhos e dor de cabeça. A dengue é detectada através do exame de sangue, ofertado nas Unidades Básicas de Saúde da cidade (UBS’s), Rubim Aronovitch, Marcelo Cândia, Congos e Perpétuo Socorro.

 

Uma forma de proteção contra a dengue e a prevenção: mantenha caixa d’água, bacias e baldes de água bem fechados, colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada, eliminar tudo que possa servir de criadouro para o mosquito como casca de ovo, tampinha de refrigerante, entre outros. O uso de repelente também pode ajudar a proteger contra o mosquito.

você pode gostar

Deixe um comentário