Nesta quarta-feira, 15, o governador Clécio Luís entregou o prédio próprio da Escola Estadual José Ribamar Teixeira, no município de Porto Grande, a 108 quilômetro da capital, Macapá

 Foto: Eiiseu Alves/Seed e Max Renê/GEA
A escola ganha prédio novo depois de 9 anos funcionando em anexo de outro estabelecimento

Nesta quarta-feira, 15, o governador Clécio Luís entregou o prédio próprio da Escola Estadual José Ribamar Teixeira, no município de Porto Grande, a 108 quilômetro da capital, Macapá. A unidade atende cerca de 339 estudantes do ensino fundamental I e recebeu investimento de mais de R$ 6 milhões do Tesouro Estadual.

Essa é a primeira vez que a escola ganha uma estrutura. Desde 2014 ela funcionava como anexo em outra instituição. O grande diferencial da José Ribamar é a modernidade do projeto construído, que inclui acessibilidade, ambientes amplos e inovadores.

“Essa é uma agenda muito importante, a escola está linda, moderna, funcional e segura. Temos aqui servidores públicos, colegas professores que vieram prestigiar esta entrega. Não tem desenvolvimento sem educação de qualidade, então quero agradecer porque sabemos o que isso representa para Porto Grande e para o Amapá. Ela vai cumprir o papel de formar gerações”, destacou o governador.

Só em Porto Grande, são 14 escolas. Com mais esta entrega para a população, o Governo soma cinco escolas estaduais totalmente reformadas e ampliadas em menos de 10 meses de gestão. As demais foram nos municípios de Laranjal do Jari, Oiapoque e Santana.

A iluminação do prédio é em LED e as janelas são de vidro incolor. Foram instaladas novas redes hidrossanitária, de esgoto, elétrica e hidráulica. A cobertura da escola foi trabalhada em telhas de alumínio tipo trapezoidal, com isolante térmico e acústico.

Para quem trabalha há muito tempo na instituição, como a professora Nair Silva, de 67 anos, o sentimento que fica é de realização. Ela coleciona 23 anos de dedicação na educação das crianças de Porto Grande.

“Fico feliz porque são mudanças que impactam no nosso trabalho, por exemplo, as salas estão mais amplas e climatizadas. Quem não quer trabalhar num local assim, que oferece boas condições de trabalho?”, disse animada.

Professora há 12 anos da Escola José Ribamar, Dinorá Souza, ressaltou o impacto que provoca uma estrutura nova como a que foi entregue pelo Governo do Estado, no aprendizado dos estudantes. “É estimulador ter um ambiente como este, com salas adequadas, amplas e inovadoras”, pontuou.

A estrutura física da escola foi dividida em 3 ambientes diferentes:

  • Bloco 1: contemplando as salas de secretaria, arquivo, coordenação pedagógica, diretoria, sala dos professores, atendimento educacional especializado, laboratório de informática, sala de múltiplo uso, biblioteca com sala de leitura, acervo, salas administrativas, almoxarifado e banheiros;
  • Bloco 2: onde estão localizadas as 8 salas de aulas de aula;
  • Bloco 3: onde foi construído o refeitório, que possui uma área aberta com capacidade para 192 estudantes.

A secretária adjunta de Educação, Francisca Oliveira, destacou também o trabalho que a equipe de obras teve ao pensar na acessibilidade do novo prédio.

“Nós tivemos o cuidado de pensar numa escola que atenda as necessidades da comunidade, não só no quesito educacional, mas também no interdisciplinar, no de acolhimento e acessibilidade total daqueles que frequentam a unidade de ensino”, pontuou Francisca.

O prédio atual conta com acessibilidade através de pisos tatil direcional, rampas de acesso, corrimão, passarelas abertas e cobertas, interligando os blocos, estacionamento e a frente conta com uma fachada coberta e também de fácil acesso.

“Parabéns ao governador Clécio. Tenho muito orgulho de participar desse momento. Essa é uma agenda prioritária para o Governo do Estado, que vem investindo e reforçando a Educação do Amapá. A escola tá linda”, reforçou o senador Davi Alcolumbre.

A cerimônia de entrega contou com ainda com a presença de servidores públicos, da presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) Allyne Serrão, da deputada estadual Aldilene Souza, e do prefeito de Porto Grande, José Bessa.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá