Nos quatro cantos da capital têm Obras Estruturantes da Prefeitura de Macapá. São investimentos em pavimentação, feiras, espaços públicos, construções e reformas. As ações possuem o propósito de tornar a cidade mais inteligente e viva, com opções variadas de lazer, turismo, esporte e compras. Três obras seguem em ritmo acelerado: Praça Povos Meio do Mundo, Parque no Meio do Mundo e Trapiche Eliezer Levy.
Praça Povos Meio do Mundo
Localizada na Rodovia Josmar Chaves Pinto, Zona Sul de Macapá, a obra da Praça Povos Meio do Mundo é uma homenagem da Prefeitura a todos que deram origem à região. O monumento representará as raízes e os povos Indígenas, negros, caboclos e ribeirinhos.
O espaço é construído em uma área de 1.339,30 metros quadrados e incluirá: área verde, paisagismo, equipamentos, sistema de irrigação, pavimentação, acessibilidade, bancos e parada de ônibus. O investimento total é de R$ 2.085.659,50, oriundos do Tesouro Municipal.
Os quatro povos representados estarão unidos e agregados ao obelisco das memórias. Cada parede estará disposta como um grande mosaico, onde será contada a história, tradições, costumes, crenças, mitos, lendas, culinária e religiosidade, por meio de alto-relevos incorporados em cada placa.
O monumento central – que tem 17 metros de altura por oito metros de largura – será erguido em ferragem e coberto com placas cimentícias em relevo. Trabalho foi desenvolvido por uma equipe de 15 artistas, coordenados pelo artista plástico J. Márcio.
Parque Meio do Mundo
O terreno onde é construído o novo Parque Meio do Mundo é vizinho ao Monumento Marco Zero, Estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, e Sambódromo. Possui 58 mil metros quadrados. O local terá 20 mil metros de área verde. São aproximadamente oito hectares de área construída.
O espaço contará com áreas de convivência e um bosque central com árvores frutíferas, como jambeiro, cajueiro, mangueira e cupuaçuzeiro para atrair a população e os pássaros. A área verde terá árvores nativas da região amazônica, que servirão como pontos de sombreamento.
O Parque Meio do Mundo abrigará, ainda, parque infantil, anfiteatro, copa, estacionamento, academia, estação saúde, setor administrativo, quiosques, entre outros lugares. O investimento total é de R$ 22.601.009,26, oriundos do Tesouro Municipal.
Trapiche Eliezer Levy
Local possui uma área existente de 3.296,77 metros quadrados, mais construção de 2.253,51 metros quadrados de área ampliada, o que totaliza 5.550,28 m².
O investimento é fruto de Emenda Parlamentar do senador Davi Alcolumbre (União Brasil), mais contrapartida do Tesouro Municipal. A arquitetura foi planejada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e inspirada nos baluartes da Fortaleza de São José de Macapá, que proporcionarão aos visitantes uma observação do majestoso Rio Amazonas, em quatro pontos diferentes.
A revitalização do ponto turístico mais conhecido da capital contemplará uma área de atendimento ao público; deck em madeira; galeria de artes, com lanchonete, espaço para exposição de arte, área administrativa, depósitos e banheiros; e restaurante, com área de atendimento e de consumo, área de staff (para funcionários), banheiros internos, externos e acessíveis.
“Todas as obras são executadas pela Semob e têm objetivo de incentivar o turismo local, bem como proporcionar ao público mais opções de espaços de lazer e entretenimento”, complementa o secretário Municipal de Obras, Cássio Cruz.