A política de defesa e fortalecimento da agricultura familiar e do agronegócio no Amapá, vem ganhando referência por especialistas da área no país, é o caso de Júlio Peres, presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Agência Idaron), que elogiou, nesta segunda-feira, 2, a gestão do governador Clécio Luís pela atuação em benefício do setor primário do estado.
“Estou aqui para contribuir com o Amapá. Eu vejo uma proximidade muito grande da defesa agropecuária com o setor. Também sei do diálogo franco e acessível, e a postura firme do governador Clécio Luís de investir e engrandecer o agronegócio, por meio da Diagro [Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá]. Essa proximidade é de suma importância, pois a defesa sanitária é segurança nacional. Não adianta produzir se você não tiver condição para vender. E quem dá essa condição é a Diagro”, comentou Júlio Peres.
O presidente da Agência Idaron, que coordena a atuação do setor agrícola, silvestre e de pecuária em Rondônia, será um dos palestrantes do IV Fórum Amapaense de Vigilância para Febre Aftosa. A programação que faz parte da 52ª Expofeira, ocorre a partir das 15h desta terça-feira, 3, no auditório Bacabeiras, no Pavilhão de Oportunidades e Negócios, dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
“É uma honra receber um elogio desse de um rondoniense, cujo estado já foi Território Federal como o Amapá, e que nessa área avançou muito. Inclusive, eu e o presidente da Diagro, Álvaro Cavalcante, vamos até Rondônia para também conhecer a realidade de lá e aprender ainda mais sobre o setor primário”, agradeceu o governador.
Troca de experiências
Rondônia é um dos 5 estados do Brasil com status de livre da febre aftosa sem vacinação. A autorização para suspender a imunização foi concedida em 2020 e o reconhecimento internacional ocorreu em 2021. É um status que o Amapá busca alcançar. A campanha deste ano foi lançada no domingo, 1º, na 52ª Expofeira.
Em sua apresentação, o presidente Júlio Peres vai compartilhar a experiência de Rondônia, os principais desafios enfrentados e, principalmente, como houve o envolvimento entre o setor público e privado para alcançar a certificação.
Os presidentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), do Amapá, Josiel Alcolumbre, e de Pernambuco, Fausto Pontual, também participaram do encontro.