O Governo do Amapá promoveu, na terça-feira, 26, uma ação de promoção à vida para cerca de 50 moradores do Conjunto Miracema, na Zona Norte de Macapá. A iniciativa faz parte da campanha Setembro Amarelo, que reforça os cuidados com a saúde mental.
Segundo a coordenadora do Plantão Social da Secretaria de Estado da Habitação, Wanny Castro, a ideia é chamar a atenção sobre o tema e promover iniciativas de enfrentamento aos transtornos mentais e emocionais.
“A Secretaria atende diariamente os moradores que chegam com diversas demandas, entre elas a solicitação para acompanhamento psicológico e realmente teve uma excelente aceitação com a participação tanto dos moradores como também dos jovens estudantes aqui da escola. A intenção é dar continuidade a esse projeto”, destacou a coordenadora.
Houve rodas de conversas, palestras e dinâmicas em grupo que abordaram o tema ‘Como lidar com os desafios da vida?’ A ação também contou com a participação dos alunos da Escola Estadual Professor Carlos Alberto de Viana Marques, localizada dentro do residencial.
De acordo com a palestrante, a psicóloga Desirée da Conceição, uma das doenças relacionadas à saúde mental, a depressão, costuma ser silenciosa.
“A depressão não é uma doença visível, porque quem tem esconde por medo e vergonha do julgamento imposto muitas vezes pela própria sociedade, e a melhor forma de se combater é falar, é o acolhimento, é ouvir o que o outro tem a dizer”, explicou a psicóloga.
Para a dona de casa e moradora do habitacional Miracema, Nelma Silva a ação foi um momento de aprendizado,
“Eu achei muito proveitoso, aqui foram compartilhados sentimentos que, às vezes, nós temos vergonha de falar, e quando uma dor é compartilhada ela com certeza diminui. Aqui me senti acolhida! É importante falar, procurar ajuda e lembrar que a gente não está só”, disse a dona de casa.
Setembro Amarelo
É o mês de enfrentamento ao suicídio, com ações de conscientização sobre a saúde mental. De acordo com o Anuário Brasileiro da Segurança Pública, o Brasil registrou mais de 16 mil suicídios em 2022.