Para compor as celebrações de 80 anos de criação do ex-Território do Amapá, o Governo do Estado levará para a 52ª Expofeira uma cápsula do tempo que irá registrar em vídeo relatos dos visitantes sobre suas projeções para o futuro do Amapá.
A cápsula será ‘aberta’ no aniversário de 100 anos de criação do ex-território, daqui a 20 anos. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e traz como proposta um registro virtual feito por estrutura própria que estará disponível no pavilhão ‘Amapá 80 Anos’.
“A ideia é muito simples, um automóvel com uma câmera, uma equipe de direção e a população amapaense dizendo o que espera para o futuro, na economia, educação, cultura, em todas as áreas, é uma forma de registrar a história e celebrar esse futuro que está sendo construído agora”, explica a secretária de Cultura, Clicia Vieira Di Miceli.
O espaço estará disponível nos 10 dias de evento, de forma gratuita, para uso da população. A ideia é integrar relatos de cidadãos comuns, autoridades, visitantes, entre outros. Após a Expofeira, o projeto terá um cronograma de circulação nos 16 municípios do Amapá em uma van, que também irá coletar relatos diversos.
Após quase dez anos, a Expofeira está de volta ao Amapá, com programação que inicia na sexta-feira, no Parque de Exposições da Fazendinha, para impulsionar a cultura, a economia e o turismo no estado.
Amapá 80 anos
A programação “Amapá 80 Anos”, conta com uma diversidade de atividades em todo o estado para promover o autoconhecimento e a integração entre o povo amapaense e sua história.
Compõem a programação, eventos como a feira “Folia Literária do Amapá”, “Virada Cultural Pop”, além de festivais, orquestras e lançamento de editais para o setor cultural.
A 52ª Expofeira do Amapá e o Carnaval 2024 também integram a celebração dos 80 anos de criação do estado