Na tradicional Agenda deste domingo (24), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan – acompanhado da delegação municipal e vereadores – visitou a empresa de transportes Capital Morena e Amazontur, fiscalizou a última etapa das obras da Unidade Básica de Saúde Lélio Silva e Unidade de Pronto Atendimento do Buritizal, entregou nova passarela em madeira aos moradores do bairro Jardim Marco Zero, bem como acompanhou os preparativos para o Telão na Praça.
Transporte Público
Desde sexta-feira (22), a Prefeitura de Macapá assume o comando das empresas de viagem coletiva Capital Morena e Amazontur. O motivo da intervenção ocorreu após denúncia de funcionários. Eles relataram que alguns veículos seriam enviados de balsa para outro estado.
O fato foi realizado sem qualquer comunicação prévia aos usuários e a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá. De imediato, equipes da CTMac foram até o Porto de Santana e resgataram os ônibus, na última quinta-feira (21).
A capital enfrenta uma severa crise no deslocamento de passageiros. Trabalhadores paralisaram as atividades por falta de pagamento e outros benefícios. A firma Sião Thur anunciou a interrupção definitiva das atividades. Paralelamente, paradas de ônibus ficaram lotadas e as pessoas esperavam os automóveis por até duas horas.
Para amenizar o desconforto, a Prefeitura faz a gestão das entidades, a princípio, por 90 dias. Neste período, o Município garantiu o pagamento dos salários, a manutenção dos veículos para aumentar o quantitativo da frota e a distribuição de cestas básicas aos funcionários
“Temos uma Ordem de Serviço para que a Capital Morena e Amazontur disponibilizem 43 ônibus para funcionar. Entretanto, destes, apenas cinco estavam na ativa. Desde que a gestão municipal assumiu o empreendimento, 10 ônibus estão nas ruas. Nesta segunda-feira (25), serão 16 e, até sexta-feira (29), 21 veículos vão circular para garantir um serviço essencial para a população”, explicou Dr. Furlan.
Durante visita técnica na garagem, com participação da comitiva municipal, o chefe do Executivo agradeceu o apoio do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Câmara de Vereadores e destacou que o caso foi levado ao Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). Explicou, ainda, que na próxima semana chega a Macapá 40 novos ônibus da Deciclo – organização aprovada no chamamento público para credenciamento de companhias que prestarão serviço de locomoção.
Para comemorar todos os feitos, a tradicional Agenda de Domingo iniciou com um café da manhã para os motoristas, cobradores e colaboradores das empresas Capital Morena e Amazontur.
“Esse momento foi muito bem-vindo. Inicia uma reestruturação, para o qual os beneficiados serão a população e nós, trabalhadores. A parceria entre Prefeitura e Câmara de Vereadores resultou em uma aliança para resgatar a moralidade do transporte público e o respeito aos funcionários”, complementa o servidor da Amazontur, Amiraldo Brito.
UBS Lélio Silva e UPA do Buritizal
Em seguida, Dr. Furlan e equipe fiscalizaram a última etapa das obras das Unidade Básica de Saúde (UBS) Lélio Silva e Unidade de Pronto Atendimento do Buritizal. Em breve, os munícipes terão acesso à primeira UPA Municipal 24 Horas. Os serviços ofertados serão de urgência e emergência.
A UPA contará com Raio-x, medicação, sala de observação, exames laboratoriais emergenciais, bem como salas vermelhas para atender pacientes que correm risco de morte. Na UBS Lélio Silva, haverá atendimentos, consultas, exames laboratoriais de rotina, dispensação de medicamentos e atividades do Programa Saúde da Família (PSF).
O prazo para entrega das Unidades será no mês de outubro. A construção da UPA do Buritizal segue todas as diretrizes do Ministério da Saúde.
No bairro Jardim Marco Zero, zona Sul da cidade, o prefeito entregou aos moradores a nova Passarela Júpiter, em madeira. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) reformou 580 metros em um mês. Os recursos utilizados foram do Tesouro Municipal.
Segundo a moradora Maria Santos, a garantia da mobilidade urbana na localidade proporciona o direito de ir e vir. “Não tínhamos acesso para sair e entrar. Quando chovia, nossa ponte ficava no fundo. Com esse benefício, podemos andar com mais tranquilidade”, disse a empregada doméstica.
Telão na Praça
Para finalizar a Agenda, Dr. Furlan e comitiva acompanharam os últimos preparativos para o “Telão na Praça”. O evento foi realizado na tarde deste domingo (24), pela Prefeitura, com apoio da Rede Amazônica.
A Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) preparou uma estrutura, na Praça do Coco, para transmissão da Final da Copa do Brasil. Na disputa, jogou Flamengo e São Paulo.
Antes do jogo, o DJ Deevid e Pagode do Mamadinho foram as atrações principais.