Nesta quinta-feira (21), aconteceu a primeira colheita de milho que será exportada de Macapá para a Guiana Francesa. O projeto piloto faz parte da política de licenciamento ambiental da Prefeitura, que incentiva os produtores a expandirem sua produção e a participarem do mercado internacional. A colheita aconteceu em uma propriedade localizada no KM 30, Zona Rural de Macapá.
A gestão municipal licenciou uma extensão total de 100 hectares para o cultivo de soja e milho, uma iniciativa financiada pelo governo francês por meio da Federação de Agricultura e Pecuária da Guiana Francesa.
4 mil sacas de milho serão colhidas e posteriormente enviadas para o país vizinho nos próximos meses.
O Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Fleury, destaca que a colheita do grão que será exportado para o exterior fortalece o setor produtivo do município e contribui para a geração de renda.
No início de agosto de 2023, foi feita a colheita de soja que também foi exportada para a Guiana Francesa como parte do projeto de incentivo ao agronegócio no Município.
“Mais de 95% das áreas plantadas em Macapá foram licenciadas pela Prefeitura. Com essa exportação, os produtores terão a perspectiva de aumentar sua renda, abrir novas oportunidades de negócios e conquistar maior reconhecimento”, afirma.