Nesta quarta-feira (20), a Prefeitura de Macapá entregou para a comunidade do bairro do Trem, área central da cidade, a arena Turíbio Orivaldo Guimarães, totalmente revitalizada.

Entrega da Arena Turíbio Orivaldo Guimarães | Foto: Nágila Rocha /PMM

 

Nesta quarta-feira (20), a Prefeitura de Macapá entregou para a comunidade do bairro do Trem, área central da cidade, a arena Turíbio Orivaldo Guimarães, totalmente revitalizada.

O espaço de lazer e esporte, localizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, é famoso pela realização dos Jogos da Copa do Mundo Marcílio Dias, do Futebol à Fantasia e dos jogos da Associação de Solteiros e Casados do bairro do Trem.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou que a entrega da arena reconstruída, à população, contribui como fator de proteção mental aos seus frequentadores, uma vez que é um local onde as pessoas vão para confraternizar, para viverem momentos bons com familiares e amigos.

 

“Hoje é mais um dia de festa, um dia onde a decisão política e a determinação vão mudar a história dessa arena. Em menos de 90 dias de obras, estamos entregando essa arena para que a sociedade possa usufruir desse espaço da melhor forma”, ressaltou o prefeito Dr. Furlan.

Costa Filho, presidente da Associação Solteiros e Casados do bairro do Trem, falou da importância que os jogos na arena, têm para os empreendedores ambulantes da região. Segundo ele, cerca de 150 empreendedores participam dos eventos, vendendo alimentos, bebidas, brinquedos e outros itens, no entorno da praça.

A vendedora de Churros, Carol Mendes, de 25 anos, trabalha há 10 anos nos eventos na Praça Nossa senhora da Conceição. Ela conta que é ótimo para as vendas quando acontecem os jogos de futebol na praça, porque as vendas aumentam e ela consegue uma renda maior para as despesas da casa. “Comecei a trabalhar bem jovem. Hoje já tenho 3 filhos, e esses eventos me ajudam a conseguir uma renda maior para as despesas. Estou feliz porque com a arena revitalizada, os eventos por aqui, vão acontecer mais vezes”, disse.

Os frequentadores dos jogos realizados na arena têm muitas histórias para contar, assim como, o comerciante, José Figueiredo, o Dudé, de 58 anos, que há 40 anos é participante assíduo dos eventos realizados na praça.  Ele conta uma história engraçada que ocorreu ainda na década de 1980, quando ele era jogador no campeonato Casados e Solteiros.

“Na época do jogo, havia um circo instalado aqui do lado da arena, e durante a partida de futebol, a bola foi chutada com tanta força que caiu na lona do circo, furando a lona. Os artistas do circo, enfurecidos, rasgaram a nossa bola. E os jogadores foram todos para lá para brigar com os artistas. Nisso, o dono do circo veio e amenizou a briga, comprando uma bola nova para a gente”, mas a coisa não parou por aí, ressaltou Dudé.

“Depois da situação resolvida, esquecemos de passar a informação para o locutor dos jogos. Em certo momento, foi pedido para anunciar os espetáculos do circo durante a narração dos jogos, e o locutor, muito bravo, disse que não iria anunciar espetáculo nenhum, porque o pessoal do circo era um bando de ignorantes.  Aí foi uma confusão só, e a briga recomeçou entre jogadores, artistas do circo e o público”, narrou o comerciante, rindo enquanto relembrava essa história.

 

Depois da cerimônia de reinauguração, agitaram a noite na Arena, a primeira copa sub 11, que reuniu os futuros craques do bairro do Trem. Em seguida, o time Solteiros e Casados enfrentou o Time amigos do prefeito e encerrando a programação, ocorreu o início da Copa do Mundo Marcílio Dias com um duelo entre Mongolia e Granada.

Com a reinauguração da arena Turíbio Orivaldo Guimarães, são 10 arenas entregues à população pela Prefeitura de Macapá, desde 2021. As outras ficam nos bairros Mestre Oscar, Fazendinha, Pantanal, Santa Inês, Muca, Zerão, Boné Azul, Murici e Paulinho Tupinambá, na praça Chico Noé.

A arena foi completamente reformada e modernizada, com grama sintética, alambrado, iluminação, cabine de transmissão e arquibancada. A obra custou R$ 870.604,29 e foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), com recursos do Tesouro Municipal.

Sobre Turíbio Orivaldo Guimarães

Turíbio Guimarães nasceu no dia 12 de julho de 1924, no Distrito de Jurity, município de Óbidos, região do Baixo Amazonas, no Estado do Pará. Foi casado com a Sra. Altamira da Silva Guimarães. Funcionário Público do ex-Território Federal do Amapá, exerceu a função de Pintor na Garagem Territorial. Desembarcou em Macapá em 1947 para trabalhar e jogar futebol. É um dos fundadores da “Pelada” denominada “Casados e Solteiros” do Bairro do Trem.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá