O governador, Clécio Luís, e o presidente nacional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), Décio Lima, firmaram nesta terça-feira, 19, a parceria que vai fomentar o empreendedorismo e a inovação na 52ª Expofeira Agropecuária do Amapá

 Foto: Jorge Júnior/GEA
Objetivo da parceria é fortalecer o empreendedorismo

O governador, Clécio Luís, e o presidente nacional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), Décio Lima, firmaram nesta terça-feira, 19, a parceria que vai fomentar o empreendedorismo e a inovação na 52ª Expofeira Agropecuária do Amapá.O encontro ocorreu no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, onde foi feita uma visita aos espaços que estão sendo preparados para receberem os eventos da feira.

“O Sebrae é fundamental para a Expofeira, porque ele é responsável por preparar os empreendedores e por fomentar os negócios. A Expofeira vai cumprir um papel histórico, vai trazer de volta o entretenimento tão esperado, mas esta feira tem um propósito que nós não podemos esquecer: gerar negócios, emprego, intercâmbio, considerando a sociobiodiversidade que tem aqui na Amazônia. O suporte do Sebrae é uma das garantias do sucesso para todas as pessoas envolvidas”, destacou Clécio Luís.

A visita do presidente Décio Lima faz parte do “Sebrae Pelo Brasil”, projeto que chega ao Amapá pela primeira vez para estabelecer estratégias para o fomento ao empreendedorismo, geração de emprego e renda e diminuição das desigualdades na região.

“A retomada da feira pelo governador Clécio possibilita a interação dos pequenos negócios oriundos desta pluralidade econômica que é o estado do Amapá, desta riqueza encantadora que esse estado representa e que o povo demonstra com resiliência. Temos um ativismo incontestável como porta que se abre para concretizar o sonho das pessoas que estão procurando negócios, cidadania e inclusão”, comentou o presidente Décio.

A 52ª Expofeira Agropecuária ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 29 de setembro a 8 de outubro, com expectativa de receber 700 mil visitantes nas 10 noites de programação.

“O Sebrae tem trazido a experiência na geração de emprego, na qualificação, no aprimoramento dos processos, no manuseio de alimentos, enfim, na qualificação de mão geral pelos empreendedores. A vinda do presidente do Sebrae Nacional, indica o respeito que o Sebrae Nacional tem pelo Amapá. A gente vai estar ainda mais unido, buscando as soluções que o Amapá precisa, mas sempre lembrando no binômio ‘empreendedorismo’ e ‘educação'”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-AP, Josiel Alcolumbre.

Capacitados para empreender

Realizada pela última vez em 2015, a maior feira de negócios do estado volta a ser realizada como uma grande vitrine de produção e inovação do setor primário do estado, reunindo serviços voltados para o empreendedorismo, esporte e lazer.

Na Expofeira, o Sebrae participa da programação com o objetivo de fomentar a economia e promover o desenvolvimento, o comércio, a troca de experiências e as novas oportunidades para os empreendedores do estado.

“O Sebrae estará presente com atividades em muitos setores, inclusive técnicas em parceria com as secretarias do Estado. Esse é o momento que a gente se prepara pra Expofeira, um evento querido e grandioso, e que é oportunidade de negócios. Trazemos para cá as empresas para inspirar outras iniciativas e tornar esse um ambiente de muito negócio, fazendo conexões e oportunidade. A gente existe pra servir e apoiar”, declarou a diretora-superintendente do Sebrae-AP, Alcilene Cavalcante.

As empresas do grupo Mr. Urbano estarão presentes na programação como caso de sucesso. O empresário Fábio Fernandes, que criou o grupo desde 2017, descreveu no encontro a importância do apoio aos pequenos empreendedores para que se tornem empreendimentos que continuem positivamente para a economia do estado.

“Passamos por momentos difíceis até chegarmos onde estamos, e sempre tivemos a mão amiga do Sebrae. Somos empreendedores que continuamos a sonhar e estar aqui, presente na Expofeira, podendo falar mais uma vez da nossa experiência é uma alegria constante e demonstra que o árduo trabalho gera bons resultados”, falou o empresário.

Além do relato de Fábio Fernandes, os participantes do encontro experimentaram um dos produtos que possuem o Selo Amapá e também serão expostos na Expofeira: Chopp da Vovó. A agenda reuniu secretários de Estado, empresários, colaboradores do Sebrae e deputados estaduais.

Confira a seguir as ações organizadas pelo Sebrae na Expofeira:

29/09 a 31/09 – Pavilhão Sebrae
Espaço destinado a exposição de produtos e serviços de empresas clientes do Sebrae em três segmentos – saúde e beleza, artesanato e bioeconomia.

29/09 a 31/09 – Espaço Saúde e Beleza
Exposição e comercialização de produtos e serviços dos segmentos de farmácias, clínicas de saúde, laboratórios, cabeleireiros, designers de sobrancelhas, maquiagem, entre outros.

01/10 a 05/10 – Exposição de Bioeconomia
Exposição e comercialização de produtos da bioeconomia tais como produtos de higiene e cosméticos naturais de empresas, cooperativas e comunidades tradicionais.

06 a 08/10 – Exposição e lançamento de 2 novas coleções de artesanato: Marco Zero e Maracá
Participação de 20 artesãos de 09 grupos produtivos de Macapá e Mazagão para expor peças inéditas como bolsas, luminárias, peças decorativas, acessórios, bonecas de marabaixo e utensílios de cozinha feitas com resíduo de açaí; espinha, escama e couro de peixe; fibra natural de buriti, cipó titica, madeira, argila e fibra de algodão.

06/10 – Rodada de Negócios entre empresários dos segmentos afins e artesãos

29/09 a 08/10 – Festival Gastronômico Amapá 80 Anos
O Festival tem como objetivo promover, valorizar e fomentar a gastronomia amapaense, reforçando o Amapá como destino turístico gastronômico. As 22 empresas participantes irão elaborar um prato regional inédito ou revisitado, com a utilização de produtos e ingredientes regionais.

O Festival ocorrerá na Praça de Alimentação Rio Amazonas e será coordenado pelo Sebrae, Setur e Sindicato de Hospedagem, Alimentação e Entretenimento do Amapá (SHAEA). Os empresários participantes receberão capacitações em atendimento e boas práticas na manipulação de alimentos.

29/09 a 08/10 – Aquário da Inovação
Exposição no Pavilhão de Negócios de empreendimentos do ecossistema de inovação, startups e bioeconomia selecionados na Chamada Pública Sebrae/Setec/Amapatec.

Dia D da capacitação – Auditórios e salas do Parque de Exposição
Capacitações preparatórias para os empreendedores e expositores de diversos segmentos em temáticas como Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Segurança Alimentar e Atendimento ao Público.

29/09 a 08/10 – Atendimento empresarial
No estande do Sebrae no Pavilhão de Negócios, a equipe de consultores do Sebrae estará dedicada para atender aos empreendedores, visitantes e expositores no Estande e no atendimento móvel, com os seguintes serviços: orientação de abertura e formalização de empresas, alteração cadastral, declaração anual do MEI, simulação de parcelamento, parcelamento de débitos, emissão de DAS (Documento de Arrecadação do Simples).

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá