A Feira Galibis, é uma das mais tradicionais da Zona Sul de Macapá, foi entregue para a população nesta terça-feira (19), após passar por uma reformulação que custou R$ 1,8 milhão. A obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) com recursos de cessão onerosa.
A nova estrutura da feira conta com piso em bloquete, iluminação e paisagismo. Além disso, foram entregues 70 espaços para comercialização, divididos em 22 boxes e 48 bancas.
Pioneira fundadora da Feira da Galibis, Dolores Frazão, de 90 anos, relembra como tudo começou em 1985, ela explica que para sustentar seus filhos iniciou a venda de frutas e legumes no terreno onde morava (onde hoje é a feira).
Dolores fala do sentimento que tem ao ver o espaço sendo entregue reformulado. “Esse é um trabalho digno e o sustento de muitas famílias. Ver a feira bonita assim me enche de orgulho e gratidão”, expressou a fundadora.
Os feirantes contemplados com as bancas e boxes irão oferecer produtos das mais diversas atividades econômicas, como hortifrúti, pescado, açaí, barbearia, chaveiro e refrigeração.
Feirante do ramo de queijos e doces, Edilamar Ferreia, de 56 anos, foi uma das contempladas com uma banca para vender seus produtos, ela contou que está feliz por que agora terá um ponto digno para trabalhar.
Empreendedora, Luciliéia Teixeira, trabalha com a venda de roupas e acessórios, ela fala sobre o boxe que ganhou na feira. “É um espaço abençoado, tudo novo, creio que vai trazer prosperidade para nossa família, e melhorar nossa renda”, relatou Luciliéia.
A reinauguração da feira Galibis faz parte do Plano Municipal de Feiras, que busca ampliar a produção agrícola e promover o desenvolvimento econômico, emprego, renda, bens e serviços para a cidade.
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, enfatiza que a entrega da feira vai muito além de um espaço para comercialização de produtos, mas que também será um ponto turístico e de interação entre a população.
“Estamos entregando um espaço acolhedor, para que as pessoas venham trabalhar com orgulho. Não é apenas uma feira, mas irá resgatar a identidade do nosso povo. Será um ponto de encontro, de lazer e de empreendedorismo”, enfatizou o gestor municipal.
A Feira da Galibis será administrada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi). Gestora da pasta, Marciane Santo, explica que a feira foi construída com um novo conceito.
“A feira foi pensada em um conceito diferenciado que envolve feira livre e também lojas. Tenho certeza que será um cartão postal para nossa cidade e permitirá que 70 empreendedores tirem daqui a sua fonte de renda”, explicou a secretária.
Localizada na avenida dos Galibis, esquina com a rua Hildemar Maia, no bairro Buritizal, a Feira da Galibis irá funcionar de terça a domingo das 7h às 14h para hortifrúti/alimentos e até às 21h para lojas, acessórios e serviços.
“É um aparelho público que vai melhorar a economia local. Com investimento do Tesouro Municipal, hoje devolvemos um espaço maior, dinâmico e que fará a diferença na vida de 70 famílias e da população na totalidade”, ressaltou o secretário municipal de obras, Cássio Cruz.