A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (13), feriado de criação do ex-Território do Amapá, o encerramento dos desfiles cívicos em celebração à Semana da Pátria. O evento levou para a avenida Fab, centro de Macapá, cerca de 8 mil pessoas, entre público e participantes do desfile.
Com o tema “EDUCAÇÃO DE MACAPÁ: um passado para acolher, um presente para celebrar e um futuro a construir”, 2044 participantes, entre alunos da educação infantil e fundamental de 78 unidades de ensino do município, evidenciaram em suas apresentações, os feitos educacionais realizados em suas unidades escolares.
O desfile cívico homenageou o Hino do Município de Macapá, distribuindo as escolas em 16 pelotões, onde cada pelotão trazia uma faixa com trechos da canção de autoria de Terezinha Fernandes.
Para a secretária municipal de Educação, Monick França, o tema do desfile cívico deste ano, traz a importância de se olhar para trás e reconhecer as conquistas e avanços que delinearam a formação educacional de Macapá e salienta as mudanças significativas que têm ocorrido na educação do município, analisando as práticas atuais, os desafios enfrentados e as oportunidades que se apresentam.
“Dessa forma, compreendemos como o passado ilumina o presente e como ambos transformam e constroem o futuro, permitindo que nossos alunos se tornem sujeitos ativos na construção de seu próprio conhecimento e capacidade de transformação. E assim, trazemos de forma lúdica para a avenida, o compartilhamento de tudo desenvolvido em nosso ambiente escolar”, ressaltou a secretária.
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou a presença da autora do Hino do Município de Macapá, Terezinha Fernandes, e falou da importância do momento para todos os munícipes.
“Estamos hoje celebrando o orgulho de sermos brasileiros, celebrando o amor à Pátria, celebrando o amor à nossa cidade de Macapá, e como diz o hino do município: ‘Macapá, tu és Brasil’, isso é muito importante e nos sentimos felizes em partilhar este momento com todos vocês”, enfatizou Dr. Furlan.
Os subtemas de cada escola trouxeram assuntos atuais como a inclusão social e educacional, mobilidade urbana, respeito às diversidades, povos originários, quilombolas, entre outras abordagens relevantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A gestora da creche Tio João, Danúzia Borges, falou com orgulho da participação de seus alunos e servidores no desfile. “Estamos trazendo para o desfile, o tema Fortaleza de São José. Nossos alunos estudaram em sala de aula sobre a história da fundação da Fortaleza e hoje eles apresentam ao público o que eles aprenderam. É importante que eles tenham esse contato, desde cedo, com a história do local onde eles vivem”, disse a gestora.
Dessa mesma forma, a gestora ambiental, Doralina Macedo, de 44 anos, pensa a respeito da participação de sua filha Mayane, no desfile. “Minha filha tem 4 anos de idade, e estuda na creche Tia Chiquinha. É a primeira vez que ela participa de um desfile cívico. Acho muito importante esse momento para a vida dela e para a minha vida. São lembranças que ficarão eternizadas em nossa memória”, disse, emocionada.
O desfile contou com a participação de 1011 alunos da educação infantil e fundamental, 635 servidores e 398 convidados. Ao todo, foram 2.044 participantes na avenida.
Acompanharam o desfile, as bandas do Exército, da Guarda Civil Municipal de Macapá Maestro Siney Sabóia, da Escola Odete Lopes e a banda marcial do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Os órgãos de segurança, Guarda Civil Municipal,
Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMAC), Bombeiros e Polícia Militar, fizeram a segurança do evento.