Um dos pontos de destaque do desfile cívico desta quarta-feira, 13, será a apresentação de 14 bandas marciais e fanfarras de escolas de Macapá, Santana e Laranjal do Jari, além da banda de música do Centro de Educação Profissional Walkíria Lima.

 Foto: Eliseu Alves/Seed
Um das bandas participantes é a da Escola Estadual Gabriel Almeida Café

Um dos pontos de destaque do desfile cívico desta quarta-feira, 14,será a apresentação de 13 bandas marciais e fanfarras de escolas de Macapá, Santana e Laranjal do Jari, além da banda de música do Centro de Educação Profissional Walkíria Lima.

Em 2023, o desfile traz o tema ‘Amapá 80 anos’, com momentos de valorização da representatividade da população amapaense. O Governo do Estado coordena as apresentações que começam às 17h, no Sambódromo, na Zona Sul de Macapá, e reúnem mais de 4 mil alunos de 57 escolas estaduais.

Música na avenida

O estudante Ruan Cristian é maestro da banda do Colégio Amapaense há 6 anos. Ele conta que em todas as edições procura inovar nas performances. Em 2023, os componentes se apresentam com instrumentos percussivos e melódicos.

“Estamos muito empolgados, até porque já temos um histórico de vitórias em concursos”, disse o maestro.

O diretor do Colégio Amapaense Irlando Castro detalha que a instituição está pronta para o desfile. Esse ano, eles defendem o subtema “A luta pela Vida e pela posse da terra”. A escola vai levar mais de 100 integrantes pela avenida, entre participantes da banda, professores e demais alunos.

“Nossa banda show está pronta, nossos estudantes também. Acredito que será um evento com grande participação da sociedade”, pontuou o diretor.

A banda marcial da Escola Estadual Gabriel Almeida Café também promete dar show na avenida Ivaldo Veras. O grupo é composto por 43 músicos que ensaiam cerca de duas horas todos os dias.

O diretor da instituição, Isacksson Nathan, detalha que, além dos músicos, a escola levará outros estudantes e o corpo técnico, somando 120 componentes.

“A expectativa é a melhor possível. Vamos com força total para a avenida. Estamos convocando a torcida para acompanhar a apresentação, já temos tudo organizado só esperando o desfile”, disse o diretor.

O desfile inicia com a apresentação da Banda da Polícia Militar. Em seguida entram as bandas das escolas Antônio Ferreira Lima Neto; Colégio Amapaense; Alexandre Vaz Tavares; Esther da Silva Virgolino; Nilton Balieiro; Gonçalves Dias; Antônio Cordeiro Pontes; Gabriel Almeida Café; Tiradentes; Maria do Carmo Viana; Zolito de Jesus Nunes; Almirante Barroso (Santana); Mineko Hayashida (Laranjal do Jari); e do Centro de Música Walkiria Lima.

Programação dos desfiles

Data: quarta-feira, 13

Participação: 57 escolas de Macapá e Santana

Bandas marciais e de fanfarra: 14

Hora: 16h30

Local: Sambódromo de Macapá

 

Data: quinta-feira, 14

Participação: nove escolas

Hora: 17h

Local: distrito de São Joaquim do Pacuí

 

Data: sexta-feira, 15

Participação: nove escolas

Hora: 17h

Local: distrito de Santo Antônio da Pedreira.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá