Neste sábado, 2, o governador, Clécio Luís, inaugurou a Delegacia de Polícia Civil (DP) de Itaubal, cidade localizada a aproximadamente 100 quilômetros de Macapá. Com a entrega, o Estado passa a manter unidades policiais em todos os 16 municípios, reforçando a segurança pública da população.

 Foto: Marcia do Carmo/GEA e Fabiana Figueredo/GEA
A obra durou 9 meses e contou com investimentos de quase R$ 1 milhão

Neste sábado, 2, o governador, Clécio Luís, inaugurou a Delegacia de Polícia Civil (DP) de Itaubal, cidade localizada a aproximadamente 100 quilômetros de Macapá. Com a entrega, o Estado passa a manter unidades policiais em todos os 16 municípios, reforçando a segurança pública da população.

A nova estrutura é equipada com uma Sala Lilás, espaço para atendimento humanizado para as vítimas de violência doméstica. Trata-se de um investimento estratégico, uma vez que as agressões contra mulheres, crianças e adolescentes estão entre os crimes mais registrados no município.

“Itaubal recebe uma delegacia toda estruturada, que já começa a funcionar hoje. É uma nova estrutura que chega para dar suporte no combate à violência, na prevenção dela e também para incentivar a cultura da paz”, ressaltou Clécio Luís.

Além da Sala Lilás, a delegacia possui espaços administrativos para os delegados, agentes, salas de reconhecimento, de registro de boletim de ocorrência, de recebimento de internos, estacionamento e banheiros.

“Tínhamos um atendimento esporádico com servidores de Macapá e, agora, tem um efetivo de policiais lotados no município. Isso permite com que a delegacia funcione 24 horas, nos feriados, e finais de semana. Isso proporciona uma sensação maior de segurança”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Cezar Vieira.

Investimentos

A obra durou 9 meses e contou com investimentos de quase R$ 1 milhão. Os recursos foram destinados por meio de emendas impositivas do senador Lucas Barreto e da deputada federal Professora Marcivânia, com contrapartida do Governo do Estado.

“Esse é um equipamento de pacificação social. A delegacia foi uma ideia que acolhemos dos vereadores e chegar nesse dia é algo para celebrar. Também vamos entregar a Delegacia da Mulher de Santana, reforçando os atendimentos no nosso estado”, pontuou o senador Lucas Barreto.

A cerimônia também entregou aos servidores uma viatura voltada ao policiamento ostensivo no município, que conta com pouco mais de 5 mil habitantes.

“Ver a implantação desta delegacia é uma grande satisfação para a nossa população. Ela vai proporcionar mais paz social, com a garantia de segurança. É um momento histórico”, completou o prefeito José Serafim.

Sala Lilás

A Sala Lilás da Delegacia de Itaubal leva o nome de Celiane dos Santos Picanço, moradora morta a facadas pelo companheiro em 2018. O crime, que ocorreu na comunidade de Carmo do Macacoari, abalou o município.

“A delegacia era algo muito desejado pelas mulheres de Itaubal. Temos muitas ocorrências de violência contra a mulher. A polícia militar faz seu trabalho, mas era necessário no município ter esse lugar de escuta e um órgão para investigar com mais efetividade”, pontuou a vereadora Darliete Palmerim.

Policiamento mais forte

As forças de segurança pública sempre se fizeram presentes em Itaubal e nas comunidades, por meio da Delegacia de Polícia do Interior (DPI), que funcionava com um agente de polícia em uma sala dentro do Fórum do município. Os crimes mais recorrentes registrados são de furto, ameaça, lesão corporal, difamação e injúria.

Com a inauguração, diminui a necessidade de deslocamento a Macapá para a realização dos procedimentos, diminuindo assim o tempo de resposta às vítimas. A nova estrutura também reforça o policiamento, podendo inibir ações de facções criminosas na região.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção