Neste domingo, 3, com apoio do Governo do Estado, a 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ celebrou a diversidade na orla de Macapá, na “Marcha da Cidadania”. Levantando bandeiras coloridas, a comunidade pediu respeito à diversidade, celebrou conquistas e defendeu o respeito aos direitos humanos do público LGBTQIA +, sigla que representa gays, lésbicas, transexuais, intersexuais, queers , assexuais e outros grupos.
Em 2023, o tema da programação é “Olha eu aqui de novo: viver, morrer, renascer, firme e forte”. A marcha recebeu investimento do Governo com estrutura para shows e apresentações culturais. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros garantiram a segurança do evento e a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizou uma ação para orientar os participantes sobre como prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis.
“A energia está em alta e o amor está no ar, às margens do Rio Amazonas. O Governo do Estado mantém presença forte nesta parda, em parceria com o Ministério Público e Ministério da Saúde. Queremos o respeito à diversidade humana, porque são pessoas que desejam viver, amar, realizar sonhos e nos ajudar a construir um estado melhor”, declarou Clécio Luís.
Avanços
O evento consolida Macapá como anfitriã de uma das mais antigas Paradas LGBTQIA+ do norte do Brasil, buscando avanços, unindo gerações, etnias, credos e grupos urbanos.
“Este é o ponto alto de uma programação que ocorreu ao longo do mês. Com apoio do Governo, discutimos as políticas públicas com toda a sociedade. Muitos avanços vieram e por isso precisamos celebrar”, afirmou Ernanes Palmeira, da coordenação da Parada.
A trajetória da Parada teve início com mulheres pioneiras e movimentos sociais. A secretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Adrianna Ramos, foi uma das madrinhas da 23ª Parada.
“Estou cheia de emoção e alegria por ser aliada dessa luta de todos, todas e todes. Não podemos viver sem respeito e amor. Estou com o coração só amor e gratidão por estar aqui neste momento”, discursou.
Mais direitos
Fortalecer os direitos da comunidade LGBTQIA+ é um compromisso do Governo do Amapá. Ainda no mês de junho, o governador instituiu a Comissão Especial de Promoção da Diversidade e assinou a Carta Compromisso em Defesa e Promoção de Direitos à População LGBTQIA+.
A comissão assessora as secretarias e autarquias do Estado na condução das políticas públicas que consolidam os direitos humanos, promovem a equidade e proteção da população LGBTQIA+. o Governo do Estado também treina servidores para atendimento e acolhimento dest público.
Em agosto, para fortalecer as ações de inclusão e respeito, o Governo do Amapá criou a cartilha “Turismo e Diversidade”, com informações para tornar a experiência deste público ainda melhor ao ser atendido ou receber algum serviço no Amapá. A ideia é estimular o desenvolvimento do turismo para que seja acessível a todos.