A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Educação Especial (DEE), realizou nesta terça-feira (22), no auditório do Senac, o primeiro dia da formação continuada e consultoria, ministrada por representantes da “Perkins School for the Blind” e direcionada a 175 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede de ensino do município.
A formação integra o projeto “Programas modelo”, da instituição Perkins e visa o desenvolvimento dos profissionais em práticas pedagógicas que favoreçam o avanço e aprendizagem dos alunos atípicos, objetivando a inclusão efetiva e responsável desses estudantes a uma educação de qualidade.
A formação acontece de 22 a 26 de agosto para professores, gestores escolares e familiares, para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos do AEE. Esta capacitação é direcionada às equipes escolares e familiares dos alunos do AEE das escolas Esforço Popular, Raimunda de Lima Guedes e Creche Tia Chiquinha. A intenção da secretaria é estender essa capacitação a um número maior de escolas.
De acordo com Ana Lucia Rago, representante da Perkins School no Brasil, a instituição trabalha com crianças e jovens com deficiência visual, deficiência múltipla e surdocegueira e esta formação traz o compartilhamento desse conhecimento adquirido ao longo dos anos, com os profissionais da educação especial do município de Macapá.
“A finalidade da formação é contribuir com as equipes de educação especial, com novas estratégias e práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem e a inclusão efetiva dessas crianças nas atividades escolares, explorando o potencial de aprendizagem de cada uma delas”, explicou a representante da Perkins.
Para a secretária de educação de Macapá, Monick França, é importante a participação de grupos docentes que atuam com a educação especial, participarem de formações continuadas para se apossarem de novas ideias e práticas pedagógicas, com intuito de avançar na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
“A secretaria vem desenvolvendo, frequentemente, junto às suas equipes de educação, capacitações voltadas para a inclusão efetiva de crianças neuroatípicas e seus familiares nas atividades escolares, por entender que há necessidade de uma atualização constante de formações voltadas para a educação especial e esta parceria com a Perkins School vem somar com os nossos objetivos”, destacou a secretária.
A professora de educação especial, Joelma Suely, ressaltou a importância dessa apropriação de conhecimentos nessas formações, o que possibilita a ela, enquanto educadora, trabalhar com mais conhecimento e sensibilidade em relação às potencialidades de cada aluno, pois cada um deles, traz consigo, formas diferentes de assimilação do aprendizado e o professor precisa atentar para questões que possam passar despercebidas.
Sobre a institução Perkins
A instituição americana Perkins School for the Blind, fundada em 1829, em Boston – Massachusetts, foi a primeira escola para cegos nos Estados Unidos, atuando hoje em diversos países. No Brasil, a Perkins vem desenvolvendo projetos visando melhorar a qualidade da educação e inclusão de crianças e jovens com deficiência visual, deficiência múltipla e surdocegueira. O projeto é desenvolvido em três frentes de atuação: formação continuada para os educadores, consultorias para as equipes escolares e fortalecimento das famílias enquanto rede de apoio.
A formação é realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Educação Especial (DEE), em parceria com a Prefeitura de Macapá e a instituição Perkins School for the Blind.