A Ordem de Serviço para construção do centro comunitário na Vila Macedônia, comunidade da Ilha do Brigue, no distrito do Bailique, foi assinada nesta terça-feira (8) pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan.
“A atuação da gestão está presente em diversas comunidades. Recentemente, inclusive, realizamos ações no Bailique. Nosso compromisso é com todos e vamos continuar atuando para melhorar Macapá em sua plenitude”, afirmou Dr. Furlan.
A Macedônia é a 2ª maior comunidade do arquipélago. Fica a 12 horas de barco, a 157,50 km da cidade de Macapá. O terreno para construção possui 676,84m ². O orçamento de R$ 462.821,98 conta com recursos do Tesouro Municipal e emenda parlamentar do Camilo Capiberibe, na época Deputado Federal.
A obra será realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).
“Construiremos um barracão, cobertura, anexo com banheiro e copa, instalação de esquadrias, janelas e porta em alumínio e vidro, piso em concreto e cerâmica, piso podotátil e pintura acrílica interna e externa”, informou o secretário municipal de obras, Cássio Cruz.
A representante dos moradores da comunidade da Vila Macedônia, Delaine Rocha, de 29 anos, reforça a importância da obra, principalmente para os pescadores do Bailique.
“A construção do espaço será muito bem-vinda, principalmente para os pescadores. Finalmente teremos um espaço adequado de organização, um ambiente de reuniões para atender as pessoas”, comemorou.
Mais entregas no distrito do Bailique
Em 28 de junho de 2023, a Prefeitura de Macapá entregou 14 passarelas e anunciou a revitalização de mais seis no Arquipélago do Bailique.
Em 27 de junho de 2023, a prefeitura entregou um sistema completo de energia solar. Beneficiando mais de 70 mulheres extrativistas do arquipélago.
Em abril de 2023, mais de mil atendimentos foram realizados durante ação da Prefeitura de Macapá nas ilhas do arquipélago do Bailique. Serviços de Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos, além de visita técnica das secretarias de iluminação pública e Obras.
Em 12 de dezembro de 2022 foi assinada a ordem de serviço para construção da arena esportiva Benedito dos Santos Quaresma, na Vila Progresso.
Em dezembro de 2021, foi entrega para população a UBS Manoelzinho. A unidade é referência na região que possui aproximadamente 60 comunidades.
Em junho de 2022, a Prefeitura de Macapá reativou a horta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Genivaldo dos Santos Barbosa, na comunidade Jaranduba, distrito do Bailique. O espaço é utilizado para o cultivo de alimentos que são usados na alimentação de alunos atendidos pela unidade, com idade de 4 a 9 anos.
Em 30 de julho de 2022, a Prefeitura de Macapá doou 1,2 mil mudas de açaí e cupuaçu para moradores da comunidade Vila Progresso, no Bailique. Entrega teve como objetivo incentivar a produção agrícola familiar para movimentação da economia local.