Governo do Amapá realiza colônia de férias para filhos de acolhidas por políticas de atendimento à mulher

 Foto: Aog Rocha/GEA
O público participará de dinâmicas com as equipes do Corpo de Bombeiros e da Patrulha Maria da Penha.

O período de férias é uma ótima opção para proporcionar momentos de apredizado e lazer para crianças e adolescentes. Pensando nisso, o Governo do Amapá realiza, no período de 26 a 28 de julho, a Colônia de Férias para filhos de acolhidas pelos centros vinculados à Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM).

A programação, que acontece na sede da SEPM, conta com dinâmicas educativas, envolvendo temas como reciclagem, meio ambiente e agricultura, além de orientações sobre saúde bucal. As atividades terão apoio de equipes do Corpo de Bombeiros e da Patrulha Maria da Penha para instruir os pequenos, de forma lúdica.

A secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, destaca o momento como fundamental no incentivo aos cuidados e bem-estar dos filhos das acolhidas e também das servidoras.

“Nossos filhos são a base para enfrentarmos os desafios da vida. No momento de fragilidade que muitas mulheres estão passando, é importante que elas tenham mais tranquilidades e motivação para buscar a independência emocional sabendo que os seus filhos estarão sendo muito bem cuidados”, disse a gestora.

Suporte para os pequenos

Um contexto familiar tenso é a realidade de muitas pessoas atendidas pelo Centro de Atendimento à Mulher e a Família (Camuf) e pelos Centros de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), no Amapá. Nesse cenário, os filhos acabam também sofrendo com as consequências.

O psicólogo do Camuf, Bruno Steffen, explica que as atividades de recreação ajudam a melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes que estejam passando por algum tipo problema familiar.

“A criança exposta a um ambiente difícil nos primeiros anos de vida começa a entender como padrão esse tipo de atitude. E a tendência é que acabe reproduzindo ou não aquele comportamento. A Colônia de Férias será um bom momento para propiciar que as crianças façam a interação social”, frisou o psicólogo.

Para a técnica e coordenadora da Colônia, Oneide Costa, o momento vai oportunizar mais conhecimentos às crianças por meio do ato de brincar.

“Estamos felizes em fazer parte desse projeto que envolve dedicação de toda equipe. Nas férias de julho, encontramos uma forma de fazer com que as crianças continuem aprendendo, de uma forma que elas adoram: se divertindo”, disse a técnica.

A ação evolve a equipe de multiprofissionais da SEPM, composta por supervisores, monitores, animadores, professores, estagiários, voluntários e salva-vidas. Filhos de servidoras da pasta também poderão participar da ação.

Durante as atividades da Colônia de Férias, as mães e responsáveis também poderão participar de atividades de saúde e bem-estar, com relaxamento e corte de cabelo. A ação também conta com o apoio da Polícia Militar, Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e Escola de Administração Pública do Amapá (EAP).

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá