Lar Amapa Bombeiros do Amapá simulam explosão de bomba para aprimorar técnicas de salvamento

Bombeiros do Amapá simulam explosão de bomba para aprimorar técnicas de salvamento

Ação encerrou o 1º Curso de Atendimento Pré-Hospitalar, que faz parte da política de aperfeiçoamento implementada pelo Governo do Estado.

por admin
0 comentário
 Foto: Erich Macias/GEA
O curso inédito de salvamento especializado contou com 19 militares da corporação

Como parte da política de aperfeiçoamento dos agentes da segurança pública, implementada este ano pelo Governo do Amapá, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) simulou nesta quinta-feira, 20, a explosão de uma bomba, para encerrar o 1º Curso de Operações de Atendimento Pré-Hospitalar da corporação.

A simulação, realizada com todas as medidas de segurança, na sala de cinema de um shopping, na Zona Sul de Macapá, serviu para os 19 alunos-militares colocarem em prática as técnicas de salvamento especializado que aprenderam durante as mais de 390 horas de curso, ministradas por instrutores do CBM do Amapá, treinados por especialistas de São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

O major Anderson Galeno, explicou que a simulação na sala de cinema de um shopping foi escolhida por representar um local que sempre tem concentração de pessoas e por já ter registrado cenários semelhantes e reais em outros países.

“Criamos um cenário semelhante a realidade para que os alunos pudessem desenvolver as técnicas aprendidas. Quando ocorre um sinistro como o que foi simulado, alguém solicitar apoio e o suporte inicial é feito por uma equipe de triagem, que identifique as vítimas e avaliam como elas se encontram. O objetivo é classificar cada uma conforme a gravidade, enquanto é estabelecido a conexão com outras unidades da corporação”, explicou o major.

Segundo o instrutor, uma das primeiras medidas repassadas durante o curso, que os socorristas devem empregar nas operações de salvamento, é a triagem de feridos, classificando as vítimas por cores para estabelecer a gravidade: vermelho (mais graves), amarelo (média gravidade) e verde (baixa gravidade), a partir daí o atendimento médico é iniciado.

Bombeiro militar com 11 anos de experiência, o major Dângelo Silva Rodrigues, aluno do curso, considerou de grande importância o investimento em cursos de aperfeiçoamento, destacando que a bagagem de informações recebidas pode ajudar a salvar mais vidas.

“Eu sou enfermeiro e faço parte da equipe de saúde do CBM. É muito gratificante ter a oportunidade de me especializar. O Comando Geral garantir essa oportunidade para o profissional está se atualizando é muito importante, não só para o bombeiro, mas para toda a sociedade que é a beneficiada com esse trabalho”, considerou o aluno.

Para garantir mais realismo à simulação, alunos do curso de teatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap), interpretaram o papel de vítimas, para compor o cenário da crise pós-explosão, que foram feitas na área do Cinépolis e do Amapá Garden Shopping, parceiras na operação.

Preparação inédita
Durante as aulas do 1º Curso de Operações de Atendimento Pré-Hospitalar os alunos aprenderam técnicas de salvamento aquático, atendimento a pacientes em surto psiquiátricos, primeiros socorros, técnicas de triagem e aplicação dos primeiros protocolos de atendimentos aos feridos.

As aulas foram ministradas na Academia de Bombeiros Militar, que compõem o complexo da Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (AIFA), localizada na Zona Oeste de Macapá, no bairro Marabaixo, às margens da Rodovia Duca Serra.

Formatura
A solenidade de formatura dos 19 militares que concluíram o 1º Curso de Operações de Atendimento Pré-Hospitalar, será às 9h desta sexta-feira, 21, no Quartel do Corpo de Bombeiros do Amapá, no Bairro Marabaixo.

você pode gostar

Deixe um comentário