O Governo do Estado busca melhorar as condições para que os produtos de empresas do Amapá conquistem o mercado internacional. Por isso, realizou nesta terça-feira, 18, em Macapá, o “Amapá Export Day”, com a presença do governador Clécio Luís e do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jorge Viana.
A discussão com o setor empresarial sobre as estratégias de ampliação dos bens e serviços locais no comércio estrangeiro é também prioridade para os mandatos dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, que investem no setor e em eventos como o “Amapá Export Day”.
Certificado de origem, o “Selo Amapá” já foi adotado por mais de 140 empreendedores, com cerca de 800 produtos amapaenses. A intenção do Governo é que eles possam alcançar mercados fora do Brasil, gerando cada vez mais emprego e renda no setor privado da Amazônia.
“Esse foi um encontro desses empresários com a Apex, que leva mercadorias brasileiras para negociar no mercado internacional. O Amapá tem uma riqueza enorme, produtos sustentáveis, com tecnologia e inovação. Já estamos ganhando as prateleiras dos mercados locais, mas queremos mais, queremos fazer comércio exterior”, afirmou o governador do Amapá, Clécio Luís.
No encontro foram abordados temas como os desafios e oportunidades para a integração do Amapá e da Amazônia no mercado internacional; políticas públicas para fomento às exportações no estado; além de destacar o papel e o apoio da Apex-Brasil na promoção das exportações.
“Estamos aqui para ajudar a promover os produtos e o talento amapaense no mundo afora. Vamos trazer um trabalho observando as necessidades do Amapá. Nossa ideia é construir, junto ao Governo, uma relação com o setor produtivo e fortalecer a presença dos produtos amapaenses nas feiras do mundo e trazendo compradores do mundo para cá. É um compromisso”, comentou o presidente da Apex-Brasil.
Para evidenciar o Amapá fora do país, o governador Clécio Luís criou a Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Exterior no início desta gestão. Só no 1º semestre deste ano, o órgão já conseguiu dialogar com governos e empreendimentos do Reino Unido, da China e da Guiana Francesa.
Passaporte exportador
Durante o evento, foi realizada a entrega simbólica de passaportes para 6 empreendedores que participarão de feiras fora do Brasil, levando produtos para outros mercados.
Foram beneficiados os empreendimentos Cunani Cacau; Engenho Café de Açaí; Amazon Bai; Empório Shekinah; Chocolates Cassiporé; e Ybyrá Biodesign da Amazônia. As viagens acontecem com recursos federais destinados pelo senador Randolfe Rodrigues.
“O que está sendo apresentado tem vocação para rodar o mundo. Mercado é o que não vai faltar para a qualidade desses produtos. Aqui com a Apex é o jogo central, para mostrar que as nossas empresas podem crescer, desenvolver o Amapá de forma sustentável e conquistar o mundo”, descreveu o senador.
Foi oportunidade de realçar as potencialidades do que é produzido no Amapá, para que o que for produzido avance fronteiras e oceanos, conforme presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/AP, Josiel Alcolumbre.
“O Amapá vai, sim, sair da zona que se encontra hoje. A gente vê no empreendedorismo a saída para os graves problemas que o Amapá vêm enfrentando. Com a junção de esforços, encontre soluções e que possamos fazer o Amapá que sonhamos, merecemos e buscamos a vida inteira”, afirmou Josiel, que na ocasião também representou o senador Davi Alcolumbre.
Para a deputada Edna Auzier, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), ultrapassar as fronteiras brasileiras é um dos meios para transformar a economia amapaense.
“Esse olhar para a nossa Amazônia precisa ser de forma sustentável. Empresários, assim como eu, têm a esperança de que vamos mudar a história e a economia do Amapá. Quero ver nosso estado referência nacional e internacional dos nossos produtos da Amazônia”, destacou a deputada.